Ícone do site Rápido no Ar

O otimismo: muito mais do que enxergar um mundo cor-de-rosa

Com alguma frequência nos deparamos com pessoas pessimistas, lamentando os revezes da vida, achando que são ‘castigadas’, que têm muito azar na vida, que as coisas não caminham bem para ele.
Às vezes nós mesmos nos colocamos nesta condição, ficamos ‘penalizados com nossas dores’, pensamos que temos uma má sorte, um azar, às vezes pensamos: “Nossa isso só acontece comigo, meu Deus!”, ou “Por que comigo?”…

Diante de nosso “mundo caindo” tem sempre alguém que nos diz: “Calma” Isso vai passar! Você consegue resolver, dê tempo ao tempo…”, muitas vezes até pensamos: “Fácil falar se a pessoa não vive o que eu vivo, quero ver enfrentar o que eu enfrento!!!”

PUBLICIDADE

Aí pergunto e já convido à reflexão: O problema vai diminuir, vai mudar, vai ficar mais leve, vai se resolver se lamentarmos? Se ficarmos o dia todo pensando nele e lamentando? Existem problemas e situações que requerem de nós ações para minimizarem resolverem-nos e nos deixarem de novo na normalidade de nossa vida, entretanto, apesar de nossas ações, muitas vezes as soluções dos mesmos pedem tempo e paciência, portanto, precisamos, de fato, de calma e de tranquilidade para tanto. É preciso que saibamos esperar. Respirar e confiar.

Como pontua sabiamente Roberto Simonsen: “Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior.”

Sim, precisamos modificar nossa maneira de pensar, de encarar as situações que nos ocorrem! A maneira como encaramos e pensamos o que nos ocorre e o que se passa em nossas vidas pode atrapalhar ou ajudar, pois nossos pensamentos estão intimamente ligados a nossos sentimentos e estes às nossas ações.

Então, se pensarmos que nada vai dar certo, que estamos vivenciando muitos problemas, que temos muito azar, que sofremos infortúnios, nos comportaremos, ainda que sem perceber, como quem vivencia essa situação e vive essa realidade. Talvez lutemos com menos veemência, talvez estejamos ‘mais conformados’ e menos ativos…

Sabem a história do copo meio cheio? Pois é … podemos olhar nosso copo como meio vazio ou como meio cheio e desse olhar, desse pensamento, virá nossa ação! Se ele está meio vazio, podemos desanimar e nos sentir tristes, por estarmos esperando o copo mais cheio um pouco, mas, por outro lado, se o olharmos como se fosse um copo meio cheio, poderemos nos motivarmos a completar o copo….

Assim é com nossa vida!!! Dependendo de como a encaramos e de como a vemos, agimos e nos relacionamos com ela e com o mundo ao nosso redor!

Olhemos a vida com olhos positivos e cheios de esperança!

Encerro com uma afirmação que nos tira de nossa zona de conforto: “Realize seu sonho.Você mesmo vai ter de fazer isso…eu não posso acordar você. Você é quem pode se acordar.” John Lennon

Sair da versão mobile