Ícone do site Rápido no Ar

O falar terapêutico

Alex Green / Pexels

Tantos são os problemas que enfrentamos, muitas são as mudanças pelas quais passamos, fazemos tantos planos, sonhamos e a vida vem e transforma nossas respostas em novas perguntas, modifica nossa realidade, adia nossos planos e nossos sonhos vão sendo repaginados mesmo sem nosso consentimento.

É, não consentimos, não desejamos e não buscamos quase nada do que nos acontece ao longo da vida, em geral somos surpreendidos pelas novidades e pelos acontecimentos e temos de nos adaptar, reagir, reprogramar nossas vidas e recomeçar não de onde paramos, mas de onde a vida nos fez parar.

Nem sempre somos e ficamos felizes com os caminhos que a vida nos faz seguir e trilhar. Eles, muitas vezes, são permeados por algum sofrimento, choro, inseguranças e tristezas. Diante de tudo isso podemos nos sentir tristes, perdidos, ‘sem chão’, com medo, angustiados…

Quando isto ocorre falar com alguém que nos escute sem reservas, que reflita conosco sobre nossas angústias e nossos medos, sobre as novidades em nossas vidas (novidades que podem não ser nem tão novas assim ou nem tão bem vindas assim) é muito importante. O falar é terapêutico, colocarmos pra fora aquilo que nos marca e nos causa dor e angústia é importante e nos faz sentir melhor, é o desabafo. Sermos ouvidos com empatia, neutralidade e imparcialidade, podermos ouvir questionamentos pontuais sobre nossas falas e começarmos a resinificar o que nos ocorreu é muito importante e nos ajuda a seguirmos em frente mais fortalecidos, com outro olhar sobre nossa vida e nossos problemas e a buscarmos não somente a solução deles, mas o equilíbrio, a homeostase e depois trilharmos um caminho rumo a realização, à felicidade e a paz interior.

A Psicoterapia, com o Psicólogo é esse falar terapêutico, nos ajuda a superarmos nossos traumas e nos recuperarmos dos ‘baques da vida’. Como diz o ditado popular: “Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte…”. É sobre isso, é sobre nos conhecermos melhor, sobre compreendermos como estamos encarando nossos problemas e nossas vidas, como estamos traçando nossas metas e nosso futuro. É sobre nos amarmos e nos aceitarmos e aceitarmos com menos desespero, angústia e tristeza os problemas.

Fazer terapia não impede de termos problemas, não nos livra de ficarmos tristes, mas nos ajuda a modificarmos nosso olhar sobre a vida e buscarmos outras saídas, novas soluções, ela nos auxilia neste momento de mudanças profundas pelas quais passamos.

Busquemos nosso autoconhecimento, ousemos falar abertamente sobre nossos problemas, nossos medos e nossas dificuldades e também falemos sobre nossas felicidades, nossos sorrisos, nossas potencialidades e sobre o que a vida nos traz de bom.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2023/agua-vt.mp4

teste
Sair da versão mobile