Ícone do site Rápido no Ar

O enigma do dia: o que está acontecendo nessa imagem?

Quando você olha essa foto, a primeira pergunta que surge é ‘o que está acontecendo aqui?’. Mas as posições como as pias foram colocadas têm uma explicação.

O navio RP FLIP (Floating Instrument Platform) é um navio de pesquisa para mar aberto, de propriedade do Office of Naval Research e operado pelo Laboratório de Física Marítima do Instituto de Oceanografia Scripps, ligado à Universidade da Califórnia, e fica localizado em La Jolla, Califórnia.

PUBLICIDADE


O navio tem 355 pés (cerca de 108 metros) de comprimento e é parcialmente submersível, sendo capaz de girar 90 graus em volta de sua Seção Mestra, afundando sua popa, através de tanques de lastro, resultando numa estrutura que fica com apenas 55 pés (cerca de 17 metros). Neste momento, suas anteparas passam a ser o piso da embarcação e por isso ele tem seu interior duplicado, como na imagem que mostramos no início.

Após ser girado, boa parte de sua estabilidade é garantida pelas águas que ficam abaixo da linha de influência das correntes marítimas e ondas, fazendo do FLIP uma plataforma imune às ações das ondas.

Após as operações, os tanques são esvaziados injetando-se ar comprimido nos tanques da seção submersa, fazendo com que a embarcação retorne à posição horizontal, podendo então ser rebocada para uma nova posição

Sair da versão mobile