Uma nova cepa do vírus da gripe com potencial pandêmico foi identificada na China. Um recente estudo do vírus influenza, causador da gripe, surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, segundo os pesquisadores.
Exames feitos em 338 trabalhadores da indústria de carne suína mostram que 10% deles já estavam infectados. Os cientistas se preocupam com o fato de que a cepa poderia sofrer uma mutação maior e se espalhar de pessoa para pessoa, desencadeando um surto global. Segundo os cientistas o vírus pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas.
A descrição do novo vírus foi relatada na revista científica Proceedings of the National Academy os Sciences (PNAS), dos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a cepa tem “todas as características” de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorado de perto. Por se tratar de uma nova linhagem do vírus influenza, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela.
O novo vírus tem o nome provisório G4 EA H1N1 e é semelhante ao da gripe suína de 2009, que matou cerca de 250 mil pessoas no mundo, porém possui algumas caraterísticas que o tornam mais agressivo. As vacinas contra a gripe atuais não são eficientes para proteger contra isso.