Ícone do site Rápido no Ar

#NovembroAzul: urologista tira dúvidas sobre câncer de próstata

Com o objetivo de alertar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico de câncer na próstata, foi criado o Novembro Azul.

Apesar dos avanços, porém, os cuidados da saúde do homem ainda deixam a desejar. Parte do descuido, especialmente quando se trata da próstata, se dá por conta do preconceito, como explica o urologista Felipe Costa, do Hospital do Homem.

“Infelizmente, ainda há muito receio por parte do público masculino ao exame do toque retal”, atesta o especialista. “Mas isso vem melhorado um pouco ao longo dos anos. Associado ao tabu de ser um exame mais invasivo e mexer com a sexualidade masculina, o homem acaba ficando com um pouco mais de receio de ir ao médico”, explica.

Costa lembra que o exame é extremamente rápido e conta com anestésico local para diminuir o possível incômodo do paciente. “Ainda hoje é uma das formas mais seguras e eficientes que existem para diagnosticar o câncer de próstata de forma inicial”, garante o médico.


Saiba mais:

o exame deve ser feito após os 50 anos de idade;
homens negros e com histórico familiar com casos de câncer abaixo dos 60 anos precisam fazer o exame aos 45 anos de idade;
o câncer de próstata é silencioso. Em casos raros, o indivíduo tem dificuldade para urinar ou sangramento ou até dores no pé da barriga;
o exame deve ser feito anualmente.

teste
Sair da versão mobile