A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Limeira, iniciou nesta quinta-feira (1) uma nova temporada do programa Portas Abertas. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e abre as portas da empresa para que estudantes do 5º ano do ensino fundamental conheçam o caminho percorrido pela água desde a chegada do recurso em seu estado bruto na Estação de Tratamento de Água (ETA), até o momento que segue em direção aos imóveis devidamente potável.
A visita dos estudantes de escolas do município tem cerca de duas horas de duração. Na primeira parte dela, as crianças e adolescentes assistem a uma palestra que explica na teoria os processos de captação, tratamento e distribuição de água, além de informações sobre a coleta e o tratamento de esgoto.
Em seguida, o grupo de alunos visita as instalações da ETA, onde eles têm a oportunidade de observar como ocorrem na prática os procedimentos técnicos para levar água de qualidade às torneiras da população limeirense. Uma aula prática de educação ambiental que reforça conceitos como o uso racional da água e a preservação do meio ambiente.
Nesta quinta-feira, os alunos do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) “Flora de Castro Rodrigues”, de Limeira, foram os primeiros a participar da nova temporada do programa. Ainda no mês de junho, os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) “Egle Maria Ciarrochi” também participarão da iniciativa.
“A visitação à ETA é uma oportunidade muito boa de proporcionar conhecimentos práticos sobre saneamento aos estudantes, tomando como base assuntos que já são debatidos pelas escolas em sala de aula. O programa Portas Abertas permite ainda essa proximidade a um tema tão sensível e urgente que é a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. E, justamente, com a parcela da população que é capaz de uma mudança de atitudes benéfica ao futuro do planeta”, destaca Thaís Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK.
A estimativa é que até o final do ano mais de 300 crianças de escolas municipais participem do programa.