Ícone do site Rápido no Ar

Nova Pinacoteca de Piracicaba vai exibir o filme O Pagador de Promessas

Foto: Divulgação

A Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, equipamento da Prefeitura de Piracicaba (SP), mantido pela Semac (Secretaria Municipal Miguel Dutra), e instalada no Armazém 14-A do Engenho Central, exibe nesta quinta-feira, 1/08, às 19h, o filme O Pagador de Promessas, de 1962, uma das produções nacionais mais influentes de todos os tempos. A entrada é gratuita.

Baseado na peça do dramaturgo brasileiro Alfredo Dias Gomes, e dirigido por Anselmo Duarte, que também assina o roteiro, O Pagador de Promessas é uma parábola sobre a fé incondicional diante das adversidades

Na trama, Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal.

Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira.

Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

O Pagador de Promessas foi o primeiro e até agora o único filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Após o recebimento do prêmio em Cannes, o diretor e a equipe do filme que viajou até o Festival, ao desembarcar no Brasil, foram recebidos com um desfile público em carro aberto.

A produção ainda recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

teste
Sair da versão mobile