A Saúde Municipal de Nova Odessa, cidade do interior de São Paulo, dará continuidade ao “Mutirão de Cataratas”, projeto que visa atender pacientes que aguardavam há anos por cirurgias oftalmológicas na rede pública de saúde. Autorizado pelo prefeito Cláudio Schooder, também conhecido como Leitinho, a segunda etapa da ação prevê a realização de 750 novas cirurgias a partir do meio do ano, com um investimento estimado em até R$ 1 milhão.
Durante a primeira fase do projeto, que ocorreu em 2022, foram realizadas 750 cirurgias, beneficiando diretamente centenas de moradores da cidade, a maioria idosos, que compunham grande parte da demanda reprimida desde 2018. Agora, a nova etapa visa atender pacientes que tiveram uma segunda vista prejudicada pela doença desde então, ou que procuraram atendimento mais recentemente na Rede Municipal de Saúde.
Os pacientes atendidos serão aqueles que passam regularmente por consulta oftalmológica na própria Rede Básica e que têm a necessidade constatada. O atendimento consiste em três partes: uma avaliação pré-cirúrgica, o procedimento cirúrgico propriamente dito, que é ambulatorial e feito com equipamentos modernos e lentes de alta qualidade por médicos oftalmologistas, e o retorno pós-operatório, incluindo óculos de proteção e colírio pós-cirúrgico. Tudo será realizado no Ambulatório Municipal, mediante agendamento prévio pela equipe da Saúde.
Para o prefeito Leitinho, “a visão é tudo na vida da gente” e “é uma satisfação conseguir viabilizar esses mutirões e cuidar da qualidade de vida dos nossos idosos, da saúde da nossa população”. Durante a primeira fase do projeto, o prefeito acompanhou passo a passo o atendimento a estes primeiros pacientes beneficiados ao longo do ano passado, conversando com os idosos que eram atendidos no Ambulatório de Especialidades Médicas do Avenida João Pessoa, geralmente aos sábados e domingos.
Os recursos utilizados para a primeira etapa foram fruto de uma emenda destinada para a Saúde Municipal ano passado pelo deputado federal Rui Falcão. Nesta nova etapa, serão utilizados recursos do próprio Orçamento da Prefeitura. “A maior importância das cirurgias é reintegrar a pessoa à sociedade, permitir que elas voltem a realizar coisas simples, às suas atividades, como ler, costurar, dirigir, melhorando sua qualidade de vida. A gente se sente muito gratificado por participar dessa ação”, explica o oftalmologista Pablo Bosco na ocasião.