Com a diminuição do volume de chuvas e o solo mais firme, a Prefeitura de Nova Odessa iniciou nesta quinta-feira (06/02) a recuperação emergencial da Estrada Eduardo Karklis e do trecho rural da Avenida Brasil, na região da Fazenda Velha. O trabalho, realizado pela Secretaria de Obras, inclui a aplicação de pedras e compactação do solo com máquinas pesadas.
Chuvas intensas e impacto nas vias rurais
Nos primeiros 36 dias do ano, Nova Odessa registrou cerca de 480 milímetros de chuva, o que equivale a 480 litros de água por metro quadrado. Esse volume significativo afetou diversas vias não pavimentadas, dificultando o tráfego de moradores e empresas da região.
Na última terça-feira (04/02), o prefeito Cláudio Schooder (Leitinho) garantiu aos moradores que a recuperação começaria assim que as condições do solo permitissem a entrada de máquinas pesadas. O trabalho começou na segunda-feira, beneficiando primeiro as vias de acesso ao bairro de chácaras Vale dos Lírios, onde um ônibus escolar chegou a atolar na segunda-feira de manhã e precisou ser resgatado pelas equipes da prefeitura.
Recuperação e novos materiais
Nos próximos dias, a Prefeitura de Nova Odessa receberá uma doação de raspa asfáltica, o que permitirá uma nova fase de manutenção nesses trechos e em outras áreas afetadas pelas chuvas, como as vias de acesso aos bairros de chácaras da região do Pós-Anhanguera.
Segundo o secretário de Obras, Vilson Amaral, a entrada das máquinas só foi possível agora, pois o solo estava excessivamente úmido. “Era imprescindível esperar um período de estiagem para que a manutenção fosse realizada de forma eficaz, sem agravar ainda mais a situação”, explicou.
Pavimentação definitiva
A prefeitura segue em busca de recursos estaduais e federais para viabilizar a pavimentação definitiva da Estrada Eduardo Karklis e do trecho final da Avenida Brasil, uma obra de alto custo que não pode ser financiada apenas com recursos municipais.
Enquanto isso, o trabalho de recuperação e limpeza das estradas rurais continua diariamente, garantindo melhores condições de tráfego para moradores e empresas que dependem dessas vias.