Ícone do site Rápido no Ar

Nos pênaltis, Classe A vence Botafogo conquista a Copa DAX Edmar Ferreira

O Classe A fechou a temporada 2022 com chave de ouro. Após conquistar o título da Primeira Divisão do Campeonato Amador de Limeira, o time faturou também a Copa DAX Edmar Ferreira.

A final contra o Botafogo foi disputada no domingo, no Estádio Comendador Agostinho Prada. Para chegar à decisão, o Classe A ficou no chapéu na primeira rodada e eliminou o Nova Suíça nas semifinais. Empatou no tempo normal por 2 a 2 e venceu nos pênaltis por 3 a 1. Já o Fogão passou pelo Belinha Ometto na primeira rodada – 1 x 1 no tempo normal e 4 x 2 nos pênaltis e diante do Degan por 3 a 1, pelas semifinais.

O Classe A tomou a iniciativa do jogo. Aos 3 minutos, o goleiro Matheus voou em seu canto direito para evitar o gol de falta de Carlos Eduardo. Aos 13, o mesmo Carlos Eduardo cobrou uma falta fechada pela esquerda e Romário concluiu de cabeça por cima do gol.

Na única boa chance do Botafogo na primeira etapa, Gabriel Lino fez jogada de linha de fundo pela esquerda e cruzou para Patrick. O centroavante serviu Matheus Parmalat, que bateu de primeira, por cima do gol, rente ao travessão.

Aos 20 minutos, grande jogada de Lucas Lino pela esquerda. O atacante jogou entre as pernas do zagueiro Lemão, invadiu a área e mandou cruzado para fora. Até que aos 23 minutos, após escanteio cobrado por Carlos Eduardo pela esquerda, o zagueiro Luizão desviou na primeira trave e Lucas Lino completou com o peito na segunda trave: 1 a 0.

O técnico Juarez Virgílio foi expulso por reclamação. E ele tinha razão em reclamar. O árbitro Luciano Zacharias parou um ataque promissor do Botafogo na área para autorizar o atendimento a Bruno Sá, que estava caído no campo de ataque do Classe A.

E por pouco Lucas Lino não amplia aos 46 minutos, quando recebeu um lançamento primoroso de Bruno Sá e finalizou para fora na saída do goleiro Matheus. Nesse lance o atacante se lesionou e não voltou mais para o jogo.

O Botafogo foi melhor no segundo tempo, porém ficou exposto aos contra-ataques. Para piorar a situação, o volante Danilo derrubou Carlos Eduardo próximo da área. Como já tinha recebido o amarelo anteriormente, foi expulso pelo árbitro. Os comentaristas do jogo acharam que o árbitro foi rigoroso demais nesse vermelho.

No minuto seguinte, Gabriel levantou para a área, Tokinho resvalou e Americano marcou. Mas o centroavante estava impedido e o gol foi anulado. Aos 9, Josi serviu Romário pela direita. O lateral invadiu a área e bateu forte. A bola passou a esquerda do gol.

Aos 12 minutos, Banguelo recebeu na direita e cruzou para Chu. O atacante finalizou em cima de Vinícius, perdendo ótima chance. Aos 14, Americano deu ótimo passe para Gabriel. Quando o meia estava pronto para marcar o segundo do Classe A foi travado pelo zagueiro Lemão.

Aos 40 minutos, Churrasquinho recebeu pela direita e cruzou na cabeça de Americano, que perdeu um gol feito. Aos 42, no recuo curto de Mitchu, Dieguinho avançou pela esquerda e deu um passe açucarado para Americano. O goleador bateu da entrada da área para uma linda defesa de Matheus.

O Botafogo foi para o tudo ou nada nos minutos finais. Aos 44, após cobrança de escanteio pela esquerda, Mitchu foi derrubado na área pelo volante Tom. O jogador do Classe A, que já tinha cartão amarelo, foi expulso pelo árbitro. O mesmo Mitchu cobrou e deixou tudo igual: 1 a 1.

A decisão foi para as penalidades máximas. Mitchu abriu a série para o Botafogo e isolou. Luizão fez 1 a 0 para o Classe A. Lemão, com extrema categoria, empatou. Kauã colocou o Classe A em vantagem. Herick, que tinha entrado no segundo tempo do Botafogo, cobrou por cima. Gabriel fez 3 a 1. Coube ao goleiro Vinícius defender a cobrança de Fabrício para garantir o título ao Classe A.

Na premiação, Lucas Lino, do Classe A, foi o artilheiro. O goleiro menos vazado foi Vinícius, também do campeão. O capitão Baiano de Cordeiro recebeu o troféu de vice do Botafogo. E o também capitão Bruno Sá fez a festa do Classe A.

Classe A 1 x 1 Botafogo
Pênaltis – 3 x 1
Gols – Lucas Lino aos 24 minutos do 1º tempo (CL) e Mitchu, de pênalti, aos 46 minutos do 2º tempo (BOT)
Local – Pradão
Árbitro – Luciano Zacharias
Classe A – Vinícius; Pavanelli (Leandro Guizzi) (Churrasquinho), Luizão, Murilo e Romário; Josi, Bruno Sá (Tom), Carlos Eduardo (Dieguinho) e Tokinho (Kauã); Lucas Lino (Gabriel) e Americano. Técnico – Zé Augusto.
Botafogo – Matheus; Banguelo, Mitchu, Lemão e Gabriel Lino (Herick); Danilo, Dudu (Doni), Wendel (Tim) e Baiano de Cordeiro (Fabrício); Matheus Parmalat (Chu) e Patrick (Vitinho). Técnico – Juarez Virgílio.
Ocorrências – cartões vermelhos para Danilo (Botafogo) e Tom (Classe A).

teste
Sair da versão mobile