Motivado pela vitória no clássico contra o Corinthians, sábado no Allianz Parque por 2 a 1, pelo Brasileirão, o Palmeiras entra em campo esta noite pela Taça Libertadores da América. Enfrenta o Barcelona, às 21h30, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador, pela terceira rodada.
O Verdão estreou com derrota para o Bolívar por 3 a 1, na altitude de La Paz. Naquela ocasião, jogou com os reservas por conta da final do Paulistão contra o Água Santa. Já com os titulares em campo – porém sem os lesionados Raphael Veiga e Roni -, o Palmeiras se reabilitou com a vitória de virada sobre o Cerro Porteño por 2 a 1, no Morumbi.
O técnico Abel Ferreira terá o retorno do zagueiro Murilo, que cumpriu suspensão de duas partidas.
No fim de semana, Raphael Veiga se tornou o “rei dos clássicos” pelo Palmeiras. O gol na vitória sobre o Corinthians, fez o meia se tornar o maior goleador em clássicos neste século, com 14 gols, acima de Dudu, segundo do ranking, com 12.
Além disso, Veiga se juntou a Luiz Adriano e ao corintiano Romarinho como líder da lista de jogadores que mais marcaram gols em edições do Dérbi no século. Os três têm cinco gols em duelos entre os dois rivais.
Além dos cinco gols contra o rival do Parque São Jorge, o meio-campista marcou cinco vezes contra o São Paulo e quatro diante do Santos. Ele também ultrapassou Rivaldo na lista de maiores artilheiro da história do Palmeiras, com 70 gols, contra 69 do pentacampeão. Raphael Veiga é o 31º no ranking, ao lado de Nei.
O Grupo C da primeira fase da Libertadores está equilibrado e todas as equipes estão empatadas com três pontos. O Palmeiras ocupa a quarta colocação por ter menor saldo de gols. Mais cedo, às 19h, o Cerro Porteño recebe o Bolívar.
No fim de semana, pelo Campeonato Equatoriano, o Barcelona empatou com o Club Técnico Universitario por 2 a 2, fora de casa. Atualmente, ocupa a terceira colocação, com 16 pontos, atrás de Independiente com 19 e Aucas com 17.
Na Libertadores, o Barcelona perdeu para o Cerro Porteño por 2 a 1, no Paraguai, na estreia e venceu em casa o Bolívar pelo mesmo placar.
Barcelona x Palmeiras
Barcelona – Mendoza; Velasco, Rodríguez, Sosa e Segundo Portocarrero; Gaibor e Leonai; Corozo, Díaz e Ortíz; Bauman. Técnico – Fabián Bustos.
Palmeiras – Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Andres Rojas (COL)
Local – Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador, às 21h30.