Ícone do site Rápido no Ar

No Dia Mundial do Banheiro, BRK destaca avanços no saneamento em Limeira

banheiro

Foto: Pexel

Neste domingo, dia 19 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Banheiro – data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003 para alertar sobre os problemas causados pela falta de acesso aos serviços de saneamento básico.

O objetivo é promover a discussão sobre o tema e estimular entidades civis e governamentais a pensarem em ações e soluções para garantir o acesso universal a esse serviço a todos os brasileiros.

A data é importante porque traz a reflexão sobre como a falta de saneamento básico pode interferir na saúde, na educação e no desenvolvimento econômico das regiões que não contam com esse serviço universalizado ou em processo de universalização.

Os dados do IBGE de 2019 demonstram que no país são 1,6 milhão de residências sem acesso ao banheiro, ou seja, estima-se que mais de 5 milhões de pessoas sejam impactadas pelo problema.

Além disso, dados do Ranking do Saneamento 2023, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com GO Associados, demonstram que somente 51,2% do esgoto gerado no Brasil é tratado. Além disso, cerca de 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto e quase 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água potável. Os indicadores são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021.

Em Limeira, a BRK é a responsável pelos serviços de água e esgoto, e o cenário é bem diferente do encontrado nacionalmente. O município tem mantido sua referência nesse serviço e este ano melhorou sua posição no Ranking do Saneamento, ficando na 5ª posição entre os 100 maiores municípios do país.

A cidade conta com os serviços de esgoto universalizados desde 2010, isso significa que todo o esgoto gerado no município é coletado, tratado e devolvido limpo à natureza.

Neste ano, de janeiro a outubro, mais de 16,57 bilhões de litros de esgoto foram coletados e tratados no município.

“Ao considerar a qualidade de todo o esgoto coletado e tratado nas três estações em operação em Limeira – ETE Tatu, ETE Água da Serra e ETE Lopes – a atual eficiência média (98,31%) se encontra superior ao estabelecido pela legislação, o que significa uma melhora na qualidade da água dos rios e córregos da cidade”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

O mesmo ocorre com o serviço de abastecimento de água, que abrange toda a área urbana do município. “No quesito índice de perdas de água, o município segue sendo referência e no ranking aparece entre aqueles com perdas na distribuição inferiores a 25%. O município registra índice de 20,2%, muito abaixo da média nacional que é 40,25%”, esclarece Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Limeira.

Compromisso e Investimentos em Saneamento desde 1995

Desde 1995, têm sido aplicados recursos no município com o compromisso de trazer melhorias em equipamentos e infraestrutura (redes, estações de tratamento, reservatórios, elevatórias e equipamentos, entre outros), na gestão da qualidade dos processos, atenção aos recursos hídricos, melhoria contínua na satisfação do cliente, além de qualificação da equipe.

O ranking traz como um importante diferencial para Limeira os investimentos feitos nos últimos cinco anos, o chamado investimento anual médio por habitante, um valor aproximado de R$ 218,86 por pessoa. Ainda segundo o Ranking, o investimento nacional médio e ideal para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil é de R$ 203,51 por pessoa, ou seja, Limeira investe R$ 15,35 a mais por pessoa do que o previsto pelo estudo.

“O saneamento básico promove a preservação do meio ambiente, a melhora na saúde e na educação da população. Portanto, é crucial realizar investimentos para assegurar a qualidade desses serviços”, complementa Leite.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2023/testemunhal-prefeitura.mp4

teste
Sair da versão mobile