A ativista política Néia Garcia (PL) tomou posse como vereadora na Câmara Municipal de Rio Claro na sessão ordinária de segunda-feira (10). Com discurso voltado para o desenvolvimento econômico, atenção à terceira idade, apoio às famílias atípicas e defesa das pautas conservadoras, ela se torna a segunda mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo local nesta legislatura.
“Independentemente das circunstâncias, chego ao Legislativo rio-clarense para construir minha própria história, que será marcada por muito trabalho em defesa de projetos, programas e ações que beneficiem a população. Com Deus sempre no comando de tudo, honrarei não apenas os 1.027 votos recebidos, mas cada pessoa que acredita ser possível construirmos uma cidade onde prevaleçam a ética e os valores da família”, afirmou a parlamentar durante seu primeiro discurso na tribuna.
Néia se destacou como ativista em 2014, durante os protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e desde então tem mantido atuação política à direita, com forte alinhamento às pautas do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Apoiei sem hesitar a candidatura de Jair Messias Bolsonaro em 2018. Foi um divisor de águas na minha vida”, destacou.
No mesmo ano, assumiu a Coordenação de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa em Rio Claro. Em 2020, disputou sua primeira eleição pelo então DEM e obteve 229 votos. A guinada veio em 2024, após um contato direto com Bolsonaro, que segundo Néia, a convidou para comandar o PL na cidade.
Cerca de 45 dias após a ligação, ela assumiu a presidência da Comissão Executiva Municipal do PL em Rio Claro e, na eleição subsequente, a legenda conquistou três cadeiras na Câmara — antes tinha apenas uma — e alcançou o segundo lugar na disputa pela prefeitura.
Néia Garcia tem 48 anos, é casada com o jornalista José Rosa Garcia, mãe de três filhos e avó de José Lucca. É formada em Marketing Digital pela Universidade Anhanguera, em Moda, Imagem e Estilo, além de atuar como palestrante e autora dos livros “Virtuosa na Moda” e “Transformada”.

