Ícone do site Rápido no Ar

Nasce filhote de mico-leão-dourado no Zoo de Limeira

Divulgação Prefeitura de Limeira

O mico-leão-dourado chegou muito perto de ser extinto. O Zoológico de Limeira integra o Plano de Ações Nacionais para a conservação de espécies ameaçadas de extinção (PAN) e por este motivo vive aqui o casal Dourado e Eleven, que gerou um filhote. Dourado tem 8 anos de idade e está em Limeira desde 2015. Já Eleven tem 5 anos e chegou em 2019, com o objetivo de reprodução. A equipe do Zoo realizou o trabalho de adaptação e aproximação do casal.

Os pais são os responsáveis por cuidar e amamentar o filhote, que está sempre nas costas de um deles. A única orientação aos servidores que trabalham no Zoo é deixar a família tranquila. De acordo com a bióloga encarregada pelo Zoológico, Ana Cláudia Sorg, os animais se reproduzem fora da natureza somente quando todas as condições de bem-estar estão supridas, portanto esse nascimento mostra a seriedade do trabalho da equipe técnica. O filhote ainda precisa da proximidade com os pais, mas o seu destino será definido pelo PAN. Ele pode tanto ser introduzido na natureza quanto pode ser encaminhado para outra instituição para também se reproduzir.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, salienta que a atuação do Zoo é intensa mesmo sem estar aberto à visitação do público. “Momentos como este mostram o sucesso do nosso trabalho e reiteram a importância da função social do Zoológico”, diz. A secretária ressalta que no local são desenvolvidas diversas ações de preservação de espécies de animais e de educação ambiental.

Na década de 1970, existiam apenas 200 micos-leões-dourados na natureza. A espécie é endêmica de um trecho de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, ou seja, só vive na natureza neste local. Atualmente, são mais de 2 mil indivíduos. Para garantir a sobrevivência desta e de outras espécies de animais, também é importante preservar as florestas.

teste
Sair da versão mobile