Os primeiros 100 pacientes que realizaram cirurgia por meio do projeto Pira+Visão Mutirão de Catarata, realizado pela Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria de Saúde, estiveram nesta terça-feira (23), um dia após o procedimento, para o primeiro atendimento de avaliação pós-cirúrgico.
Todos foram recepcionados no anfiteatro da Prefeitura de Piracicaba pelas equipes do projeto e participaram de uma rápida palestra sobre a catarata e os cuidados pós-cirúrgicos. Outros atendimentos para estes pacientes já estão agendados para acontecer sete e 30 dias após o procedimento cirúrgico.
Luciano Goulart, diretor da empresa responsável pela realização das cirurgias, foi o responsável pela palestra. “Queremos ter a certeza que os pacientes estão bem, que não houve nenhuma alteração nas condições clínicas de quem realizou a cirurgia. Além disso, aproveitamos para sanar dúvidas e falar dos principais cuidados com a saúde após o precedimento, como não fazer esforço físico, não coçar o olho, por exemplo. Além disso, ofertamos uma consulta com médico para realização do exame de biomicroscopia do olho por meio do equipamento Lâmina de Fenda”, afirmou.
PIRA+VISÃO – O projeto de Mutirão de Catarata deve atender, até julho, cerca de 1.500 pessoas por meio do programa Zera Fila na Saúde – em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde) – que consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19.
Os atendimentos são agendados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Desta forma, os pacientes precisam estar como cadastro atualizado no cartão PiraCidadão e na unidade de saúde de referência.