Piracicaba (SP) possui mais de 295 mil m2 de áreas disponíveis para a adoção, entre rotatórias, canteiros nas avenidas e parques, segundo informação da Secretaria de Defesa do Meio ambiente (Sedema). A possibilidade, estabelecida através do Decreto nº 17.742/2019, permite que munícipes e empresas privadas adotem áreas públicas, onde os adotantes se tornam responsáveis por toda a manutenção e jardinagem destes espaços. Em contrapartida, eles podem associar a sua marca à preservação do meio ambiente e responsabilidade social através de placas de sinalização e publicidade nas mídias sociais da Sedema.
Para iniciar o processo de adoção, os interessados devem primeiramente identificar o espaço público que lhes interessa e, posteriormente, protocolar no Térreo 2 da Prefeitura o requerimento padrão preenchido, a documentação necessária e o croqui da área. Caso não tenha uma área em mente, o interessado poderá entrar em contato com a Sedema pelo telefone (19) 3403-1256, para conhecer as áreas passíveis de adoção disponíveis.
ÁREAS DISPONÍVEIS PARA ADOÇÃO
• O canteiro central e rotatórias da Av. Francisco Luiz Rasera (16.726 m²)
• Canteiro central e rotatórias da Av. 31 de Março (79.564 m²)
• Canteiro central e rotatórias da Av. Higienópolis (51.003 m²)
• Canteiro central e rotatórias da Av. Limeira (23.323 m²)
• Canteiro central e rotatórias da Av. 1º de Agosto (25.423 m²)
• Parque Sta. Terezinha (14.483 m²)
• Parque Cecap(38.762 m²)
• Parque Estação da Paulista (35.449 m²)
• Praça da Boyes (10.320m²).
Conforme explica Alex Gama Salvaia, titular da Pasta, os interessados podem apresentar um projeto próprio de adoção para as áreas ou optar por um dos pacotes oferecidos pela secretaria. Há o pacote básico, que inclui os serviços de manutenção de áreas verdes (roçada, despraguejamento e varrição); o pacote intermediário, que além da manutenção das áreas verdes, incluiu poda de indivíduos arbóreos, além do eventual plantio de espécies ornamentais (arbustos e forrações) e o pacote completo, que incluiu além do previsto nos pacotes anteriores, a recuperação e manutenção de edificações, equipamentos, instalações e mobiliário. Há também o pacote ambiental, voltado especificamente para áreas verdes e protegidas (APP´s), que inclui no pacote a remoção de leucenas e plantio de enriquecimento com espécies nativas.
ADOTANTES
O engenheiro Thiago Cella, como pessoa física, adotou recentemente a Praça Maria Cecília Seguezzi Binato, localizada na Av. Armando Salles de Oliveira, que possui aproximadamente 120 m² . Cella apresentou projeto contemplando iluminação, implantação de lixeiras recicláveis, bancos e toda a parte de paisagismo. Ele revelou que tomou a iniciativa para honrar a promessa que fez a um colega de profissão, com o compromisso de beneficiar assim todos os moradores do bairro.
Lúcia Lacorte, responsável pelo núcleo de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Piracicaba, disse que a empresa participa do Adote uma Área desde 2002, antes mesmo que o programa passasse pelas alterações promovidas pelo Decreto nº 17.742/2019, cuidando atualmente de trechos das avenidas Carlos Botelho, Pádua Dias, Antonia Pazinato Sturion e Parque da Zona Leste, além da praça Pio XXIII, a conhecida praça dos Frades. “A Unimed Piracicaba, dentro de suas premissas de envolvimento com a comunidade, tem entre os escopos a responsabilidade ambiental. Portanto, além de ser positiva a associação da nossa marca à adoção de áreas, sabemos que estamos em consonância com as boas práticas de sustentabilidade”, disse Lúcia.
A Helpmóvel realiza mensalmente ações de despraguejamento e manutenção dos gramados e plantas nas avenidas Independência e Centenário. Neste momento, a empresa tem se dedicado ao plantio de coqueiros danificados na Av. Centenário. Segundo o diretor administrativo, Dr. Aldo Tumolin Jr., a Prefeitura tem uma alta demanda de serviços e essa parceria ajuda que todos cuidem da cidade. “Toda iniciativa socioambiental traz benefícios para as partes envolvidas. Para nós não foi diferente, pois a população acaba atrelando a nossa imagem de cuidado com vidas através de socorro médico com o cuidado com a natureza” frisou.