Ícone do site Rápido no Ar

Mulher diz que médico rejeitou atendimento a idoso; profissional nega

Foto: Veloz - Rápido no Ar

Um médico foi acusado na noite de quinta-feira (12) de ter negado atendimento a um idoso, de 68 anos, por ele estar em más condições de higiene. O médico, por sua vez, acionou a Guarda Civil Municipal e afirmou que o homem teria indícios de maus tratos e abandono, pois estaria desnutrido e desidratado. A Secretaria da Saúde esclareceu na manhã desta sexta-feira que em nenhum momento o idoso deixou de ser atendido. A ocorrência foi registrada para dar andamento ao atendimento especializado ao idoso, que será acompanhando pelo Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) de Limeira.

Segundo o Boletim de Ocorrência o homem foi levado por uma vizinha ao Pronto Atendimento do Jardim Aeroporto, em Limeira (SP), pois estaria passando mal. A mulher afirma que o homem é catador de recicláveis e não estaria se sentindo bem, por isso ela o levou ao PA. Ela admitiu ter discutido com o médico, pois segundo ela ele teria dito que o homem precisava tomar um banho antes de ser atendido.

ADVERTISEMENT

A GCM foi acionada e quando chegou ao local o homem já havia sido medicado. O médico apresentou aos guardas um atestado do quadro de saúde do homem, que ele alega ser vítima de abandono e maus tratos.

Uma filha do idoso compareceu ao Plantão Policial e declarou que o pai mora sozinho em um cômodo construído pela família, pois passou 30 anos sem dar notícias e só voltou a ter contato com os familiares há 7 anos. Ela diz que ele se nega a melhorar a higiene pessoal, mas é “alimentado e cuidado” por familiares que residem próximo a ele. Ela também alega ter sido maltratada pelo médico.

O Rápido no Ar entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Limeira e por meio de nota oficial a pasta informou que o paciente deu entrada no Pronto Atendimento às 17h58. Por se tratar de idoso, o caso foi encaminhado como prioridade, a triagem foi realizada às 18h16 e o atendimento médico teve início às 18h21. “Portanto, não houve recusa por parte do médico em atender o paciente”, destaca a nota.

Durante a consulta, o médico, que é geriatra, constatou que o paciente estava desnutrido, desidratado e que apresentava quadro de maus tratos. O médico encaminhou o paciente para aplicação de soro e prescreveu receita solicitando melhoria nas condições de higiene pessoal, além de outras medicações.

A nota esclarece que por conta do estado geral de maus tratos, a unidade de saúde acionou a GCM para registro de um Boletim de Ocorrência. Nesta sexta-feira (13), a diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde comunicou o caso ao Ceprosom, que por sua vez, enviará uma equipe do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) para averiguar a situação familiar do idoso e tomar as providências necessárias, informou a Secretaria de Saúde.

Sair da versão mobile