Deve acontecer na tarde desta quinta-feira (31) o júri popular de Hyoran Gabriel Alves de Oliveira, que atropelou e matou os ciclistas Diogo Faria, de 38 anos, e Marcio José Bechis, de 45, em julho de 2017, no acostamento da Rodovia Bandeirantes (SP-348), em Limeira (SP), como foi mostrado aqui no Rápido no Ar.
O julgamento está previsto para começar às 13h30 e o réu deve responder por homicídio simples.
Na época Oliveira tinha 19 anos e não possuía carteira de habilitação, além de estar alcoolizado. Ele está em liberdade desde 14 de março deste ano, quando o STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu um habeas corpus.
Anteriormente ele respondia por homicídio duplamente qualificado, mas em abril após um recurso proposto pela defesa do réu, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu que ele iria responder por homicídio simples. Com isso a condenação cai de 12 a 30 anos para 6 a 20 anos de prisão.
Ambos ciclistas seguiam pelo acostamento da rodovia, na altura do km 146 + 500, quando foram atingidos por um veículo Corsa Wind, com placas de Itu. Os dois morreram no local.
Diogo era proprietário da Imobiliária De Faria, de Americana, e deixou um filho recém-nascido com apenas 14 dias. Já Márcio, era triatleta e professor de educação física em Nova Odessa.
O motorista do veículo sofreu apenas ferimentos leves.