O clima no Limeirão é outro. A bela atuação diante do São Paulo no empate sem gols no Mané Garrincha, em Brasília no começo da semana e a troca no comando técnico fizeram um bem danado para a Internacional.
A incerteza pela permanência na divisão de elite foi trocada pelo otimismo nesta reta final de competição. Parece que a Inter tomou “Biotônico Fontoura” (só os fortes entenderão).
A Inter está muito confiante para enfrentar o Palmeiras, hoje às 19h30, pela 9ª rodada do Paulistão. Os jogadores estavam sorrindo ontem no saguão do Limeirão, algo que há muito tempo a gente não via.
O empate diante do Tricolor tirou a Inter da zona do rebaixamento. Mas é bom frisar que a equipe limeirense é a única que ainda não venceu. E o primeiro critério de desempate é o número de vitórias.
Porém, ontem o Água Santa empatou sem gols com a Portuguesa e chegou nos mesmos seis pontos da Inter. Como o Netuno tem uma vitória na competição (3 x 0 no Red Bull Bragantino), o Leão voltou para a zona do rebaixamento junto com o Velo Clube. O Rubro-Verde vai a Brasília encarar o São Paulo. Que o Tricolor não seja tão sonolento e ineficiente como na segunda-feira.
Até o empate contra o Verdão hoje é considerado um bom resultado. Dos oito jogos até aqui, a Veterana tem seis empates (0 x 0 Guarani, 1 x 1 Novorizontino, 1 x 1 Ponte Preta, 2 x 2 Noroeste, 1 x 1 Red Bull Bragantino e 0 x 0 São Paulo) e duas derrotas (2 x 1 São Bernardo e 2 x 0 Portuguesa).
Felipe Conceição faz parte do passado. O presidente Danilo Maluf demorou demais para demiti-lo. Mas concluiu a troca. Foram dez jogos sem vitória do ex-treinador (três empates e sete derrotas). No total, de 26 jogos, ganhou apenas seis.
O experiente Márcio Fernandes, de 62 anos, foi contratado, assistiu pela tv o jogo da Inter na segunda-feira em Belém, pegou o avião e se apresentou ontem à tarde, tempo suficiente para ministrar o coletivo final. À noite, participou de uma coletiva de imprensa no hotel onde a delegação ficou hospedada para o jogo.
Em razão da grande atuação que a Inter teve em Brasília, Fernandes deve mexer pouco na equipe. No sistema defensivo, o goleiro Igo Gabriel, eleito o melhor em campo contra o São Paulo, ganhará mais uma oportunidade.
O esquema com três zagueiros será mantido. A boa notícia deve ser o retorno do titular Gui Mariano, recuperado de uma lesão no reto femoral que o tirou dos jogos contra Portuguesa e São Paulo. Porém, deve começar no banco de reservas em razão da grande atuação de Carlão. Aliás, Fernandes comandou Carlão na Série B do ano passado pelo Paysandu.
Roberto Rosa, expulso contra a Portuguesa, retorna ao time, porém está pendurado com dois cartões amarelos. Alysson Dutra voltará para o banco de suplentes.
Na lateral-esquerda, Leocovick está de volta após cumprir suspensão. Ele assume a vaga de Juan Tavares, expulso contra o Tricolor no fim do primeiro tempo.
Os volantes Flávio e Iba Ly também retornam de suspensão, mas devem começar no banco. Isso porque Marlon e Bernardo se destacaram demais em Brasília. Foram verdadeiros gigantes em campo.
Rhuan e Albano têm lugares cativos no time. A grande dúvida de Márcio Fernandes é a posição de centroavante. Alex Sandro não vem bem e tem a sombra de Ronie Carrillo. O equatoriano tinha deixado o clube logo após o jogo contra a Portuguesa por não estar sendo aproveitado, mas com a troca de técnico, retornou ao time.
O centroavante Ruan Ribeiro seria uma ótima opção, mas como pertence ao Palmeiras, existe uma multa de R$ 500 mil para ele atuar. Ribeiro também foi comandado por Fernandes no Paysandu.
O Palmeiras soma 13 pontos e precisa da vitória, pois neste momento está fora da zona de classificação para as quartas de final. São Bernardo (19 pontos) e Ponte Preta (18) estão à frente do Verdão no Grupo D.
O Verdão estreou vencendo a Portuguesa por 2 a 0, no Allianz Parque. Depois, empatou por 1 a 1 com o Noroeste, em Bauru e venceu o Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 1.
A primeira derrota foi para o Novorizontino por 2 a 1, de virada, na Arena Barueri. De volta ao Allianz Parque, ficou no 0 a 0 com o Red Bull Bragantino.
A goleada em Campinas diante do Guarani por 4 a 1, com um show de Estevão, deu um alento ao torcedor palmeirense. Mas aí vieram dois empates seguidos por 1 a 1, com o rival Corinthians, no Allianz Parque e com o lanterna Água Santa, no Mané Garrincha, em Brasília.
O técnico Abel Ferreira está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Os jogadores Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Aníbal Moreno, Richard Ríos, Raphael Veiga, Facundo Torres e Estevão, que foram preservados contra o Água Santa, têm grandes chances de iniciarem a partida.
Retrospecto
Desde quando retornou a elite do futebol paulista em 2019, a Inter enfrentou cinco vezes o Palmeiras. Em 2020, com Elano Blumer no Limeirão, o goleiro Rafael Pin fechou o gol e a Inter segurou o 0 a 0.
Em 2021, com Thiago Carpini no comando, a Inter surpreendeu o Palmeiras, no Allianz Parque, e venceu por 1 a 0, gol de Bruno Xavier.
Em 2022, com Vinícius Bergantim, a Inter ficou no 0 a 0 com o Palmeiras, no Limeirão. Em 2023, com Pintado, a Inter perdeu para o Palmeiras por 2 a 0, no Allianz Parque, gols de Raphael Veiga, de pênalti e Piquerez, ambos no primeiro tempo.
No ano passado, a Inter, de Júnior Rocha, perdeu de virada para o Palmeiras por 3 a 2, no Allianz Parque. Os dois gols leoninos foram de Juninho.
No geral são 43 jogos, com 9 vitórias leoninas, 17 empates e 17 vitórias palmeirenses. O Leão marcou 37 gols e sofreu 60.
Andreas
Andreas Pereira decidiu permanecer na Europa. Desta forma, o Fulham recusou a proposta do Palmeiras de cerca de 20 milhões de euros, mais bônus. A negociação foi dada como encerrada.
O meio-campista de 29 anos está há três temporadas no clube inglês. Já são 105 jogos, com 10 gols e 17 assistências. Seu contrato vai até junho de 2026.
O Fulham está na briga por classificação na Liga Europa. O time está em 9º lugar na Premier League, a cinco pontos da posição que dá vaga.
Já Rony está indo para o Atlético/MG. O negócio gira em torno de 6,5 milhões de euros (R$ 38,8 milhões), sendo 50% do Palmeiras. O Athletico-PR tem 35% e Rony, 15%. O atacante chegou a entrar no empate por 1 a 1 com o Água Santa, em Brasília e quase marcou o gol da vitória.
Internacional x Palmeiras
Internacional – Igo Gabriel; Eduardo Porto, Carlão (Gui Mariano) e Roberto Rosa; Felipe Albuquerque, Marlon, Bernardo, Albano e Leocovick; Rhuan e Alex Sandro (Ronie Carrillo). Técnico – Márcio Fernandes.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos, Maurício e Raphael Veiga; Estevão e Facundo Torres (Flaco Lopez). Técnico – Abel Ferreira (está suspenso pelo 3º amarelo).
Árbitro – Matheus Delgado Candançam
Auxiliares – Daniel Paulo Ziolli e Denis Matheus Afonso Ferreira
VAR – Vinícius Furlan
Local – Limeirão, às 19h30.