Ícone do site Rápido no Ar

Morre Pelé, o eterno Rei do Futebol

Foto: Reprodução / Rede Social Pelé

Morreu nesta quinta-feira (29), Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, eterno Rei do Futebol. O camisa 10 da seleção brasileira lutava contra um câncer.

Pelé foi internado no final do mês passado após uma piora em seu quadro de saúde. O ídolo foi levado pela mulher, Márcia Aoki, e por um cuidador após apresentar um quadro de inchaço no corpo. Ao chegar no hospital, o corpo médico confirmou o quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigênica (edema generalizado) e ainda identificou uma “insuficiência cardíaca descompensada”.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o camisa 10 da seleção brasileira foi internado para “reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de cólon identificado em setembro de 2021”. Porém, o hospital informou que Pelé havia passado a receber um tratamento paliativo e já não respondia mais ao medicamento contra o câncer.

Em 2014, ele foi submetido a um procedimento cirúrgico para retirada dos cálculos. Após cerca de 20 dias, Pelé teve complicações, como uma infecção urinária e voltou ao hospital. Ele chegou a ficar internado na unidade de terapia intensiva (UTI) em tratamento temporário com suporte renal.

Já em 2015, ele foi submetido a outra cirurgia, para tratar um inchaço na próstata. No mesmo ano, Pelé operou a lombar, para descompressão dos nervos.

Os problemas renais voltaram a aparecer em 2019. Em agosto de 2021, o tricampeão mundial foi hospitalizado para realização de exames de rotina, em que foi constatado um tumor no cólon direito, que faz parte do intestino grosso. Pelé ficou internado por um mês.

Depois disso, o ex-jogador vem comparecendo ao hospital periodicamente para sessões de quimioterapia e outros exames de rotina.

Pelé começou a sua carreira no Santos Futebol Clube aos 15 anos e rapidamente se tornou um dos maiores jogadores da história do futebol. Ele foi campeão mundial três vezes com a seleção brasileira, em 1958, 1962 e 1970, e é o único jogador a ter participado de três Copas do Mundo vitoriosas.

Além de suas conquistas com a seleção, Pelé também foi um grande artilheiro e campeão pelo Santos, onde jogou até 1974, e pelo New York Cosmos, clube pelo qual disputou sua última temporada em 1977.

Ao longo de sua carreira, Pelé foi um verdadeiro ídolo para milhões de pessoas ao redor do mundo e deixou uma marca indelével no esporte. Sua morte é uma perda imensa para o futebol e para o mundo inteiro.

teste
Sair da versão mobile