Ícone do site Rápido no Ar

Morre o repórter João Valdir de Moraes, o Pequeno Notável

Arquivo Gazeta

Limeira perdeu hoje um de seus filhos mais ilustres. Morreu aos 72 anos, o repórter João Valdir de Moraes. Um dos profissionais mais queridos da cidade e que militou na imprensa por várias décadas.

João Valdir ficou conhecido em Limeira pela famosa Janela do João. Todo domingo ele trazia um convidado especial e contava sua vida. Foram mais de mil entrevistas.

PUBLICIDADE

João Valdir estava prestes a lançar um livro com suas principais janelas. O projeto seria bancado pelo empresário Roberto Martins e liderado pelo jornalista Rafael Sereno.

João Valdir também fez parte da Segunda Esportiva por 18 anos. O programa passava ao vivo ás segundas-feiras na TV Jornal. Era o repórter que fazia as matérias mais engraçadas, que elevavam a audiência.

Ganhou até uma toalha personalizada da Segunda Esportiva e o slogan era: “Toalha do João Valdir de Moraes, corpo molhado nunca mais”.

Ganhou vários apelidos, o principal deles de Pequeno Notável. Também era chamado de Solimões pela semelhança com o cantor sertanejo que faz dupla com Rio Negro. Outro apelido era Tony Ramos, pela quantidade de pelos que tinha no corpo.

João Valdir de Morais começou muito cedo na profissional. Mesmo sendo menor de idade, foi convidado pelo cunhado Franco Neto, uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro, para trabalhar na Bandeirantes.

Seu primeiro emprego foi como rádio escuta. Colhia as principais notícias dos Brasil e passava para os locutores. Também aprendeu a ser técnico de som.

Depois de oito anos, retornou a Limeira. A convite do amigo Bigotto foi para a Rádio Jornal trabalhar como técnico de som. Também ajudava a separar as notícias para os locutores.

Quando conheceu Flávio Barbosa, sua vida deu uma guinada. O locutor convidou João Valdir para ser repórter de campo. Seu pai não queria. Gostaria que seu filho fosse pintor. “Quando falei na rádio pela primeira vez, meu pai chorou muito de emoção”, relatou em entrevista ao Pimba nos Esportes.

Por vários anos trabalhou no rádio esportivo limeirense, fazendo parte da equipe comandada por Roberto Lucato.

O ex-prefeito Jurandir Paixão foi seu melhor amigo. A parceria durou exatos 14 anos. João Valdir participava das campanhas políticas e trazia vários shows para Limeira, como do palhaço Bozo (ator Luís Ricardo), Sérgio Malandro, Carlinhos Aguiar e até de Marriete, famosa assistente de palco do apresentador Gugu Liberato.

João Valdir ajudou demais a dupla Pepe e Pupe, hoje Edson e Hudson em seu início de carreira. Também atuou em várias Festas de Peão.

João Valdir vinha enfrentando vários problemas de saúde. Ao longo da vida, sofreu dois infartos e teve um AVC (acidente vascular cerebral).

Seu sepultamento acontece nesta terça-feira, às 8h30, saindo o féretro do Velório Municipal para o Cemitério Saudade.

Sair da versão mobile