O futebol mundial está de luto. Morreu aos 59 anos, o ex-atacante italiano Salvatore Totò Schillaci. Ele lutava contra um câncer de cólon.
Schillaci é famoso por sua atuação na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Foi o artilheiro do Mundial com seis gols e conquistou o prêmio Bola de Ouro como o melhor jogador da competição.
O goleador ajudou a seleção italiana a chegar às semifinais da Copa do Mundo. O título acabou ficando com a Alemanha. Ganhou o apelido de “herói das noites mágicas”.
Nascido em 1º de dezembro de 1964, em Palermo, na Sicília, Schillaci começou sua carreira no futebol em 1982, no Messina. Ajudou o modesto clube a subir para a Série B.
Em razão dos bons jogos que fez, foi contratado pela Juventus em 1989. Pela Velha Senhora ganhou a Copa da Itália em 1990 e a Copa Uefa de 1991. Depois, foi para a Inter de Milão, onde permaneceu por duas temporadas.
Em 1994, Totò partiu para o Júbilo Iwata, do Japão, atuando na J-League. Ajudou a popularizar o futebol no país. E foi justamente no Japão que encerrou a carreira, em 1997.
Depois que parou de jogar, Totò fundou sua academia de futebol em Palermo, passando a treinar e formar novos talentos. Além disso, participou de programas de TV e até mesmo reality shows.
Além disso, ele também se envolveu em atividades beneficentes e eventos de caridade, principalmente na sua terra natal, a Sicília. E participou de torneios de futebol de veteranos.