O ex-prefeito de Piracicaba (SP) Adilson Benedito Maluf, morreu na noite desta quarta-feira (13), aos 78 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Maluf atuou como chefe do Executivo em dois períodos, entre 1973 e 1977 e, depois, de 1983 a 1988. Durante a sua gestão em 1974, ele reverteu a água dos rios Jaquari e Atibaia, principais formadores do Rio Piracicaba, para o Sistema Cantareira, que abastece cerca de 364 municípios paulistas atualmente.
Ele também foi responsável pela criação do Distrito Industrial Unileste e a instalação da Caterpillar na cidade, em 1976.
Em 1993 tomou posse como deputado federal, mandato que exerceu como suplente até dezembro daquele ano. Ele também atuou como presidente do XV de Piracicaba entre 2006 e 2007.
O atual prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (União Brasil), lamentou a morte de Maluf. “Hoje Piracicaba amanheceu mais triste. Perdemos um grande homem, uma pessoa espetacular, que tanto fez pela nossa cidade, uma pessoa que tinha uma visão de futuro, que buscou parcerias internacionais, gerou emprego e renda, sempre pensando em como fazer as coisas melhores para a nossa cidade”, afirmou.
De acordo com Almeida, Maluf deixou um legado enorme, com grandes realizações. “Um cara que vai fazer muita falta pela pessoa que era, que muito fez”, disse o chefe do executivo.
A Câmara Municipal emitiu nota de pesar e condolências a familiares e amigos e decretou luto oficial no Legislativo nesta quinta. O sepultamento de Maluf é a partir das 16h, no Cemitério da Saudade.