Ícone do site Rápido no Ar

Morre o ex-goleiro Hélio Sacconi, campeão com o Independente em 1973

Adimir Nogueira

O Independente está de luto. Faleceu aos 79 anos, o ex-goleiro Hélio Fernando Sacconi. O ex-camisa 1 foi vítima de um câncer.

Hélio entrou para a história do alvinegro limeirense ao ser o goleiro da conquista do Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 1973, na cidade de Cafelândia.

Segundo o historiador Kina Mercuri, Hélio começou como titular naquela final, mas o técnico Badê deixou bem claro que se a partida estivesse empatada no fim, Hélio simularia uma contusão faltando cinco minutos para o término para ser substituído por Lôca, que na época era um exímio pegador de pênaltis.

E a tática deu certo e não foi a Holanda que inventou, segundo Kina. Licão perdeu o quinto pênalti e se o time da casa marcasse, seria o campeão. Lôca defendeu, confirmando a tese de Maldonado. Nas alternadas, o goleiro do Cafelândia desperdiçou, chutando na trave e o Galo festejou o título.

Naquela Segundona, Lôca jogou os quatro primeiros jogos e em seguida perdeu a posição para Hélio Sacconi, que jogou os dez jogos seguintes.

Antes do Galo, Hélio vestiu a camisa do XV de Piracicaba entre 1961 e 1968. Participou da conquista do acesso a divisão de elite em 1967. Também jogou no Rio Claro.

Segundo o repórter Vitor Prates, Hélio também foi um apaixonado pela ginástica acrobática, modalidade que chegou inclusive a disputar os Jogos Abertos do Interior de 1969. Foi professor em diversos colégios da região.

Hélio era pai de Helen Sacconi, conhecida jornalista que trabalha na EPTV Campinas há mais de 20 anos. Hélio foi sepultado no Cemitério da Saudade de Piracicaba.

teste
Sair da versão mobile