Ícone do site Rápido no Ar

Morre cavalo vítima de maus-tratos resgatado na última quinta-feira em Limeira

Morreu nesta segunda-feira (14) o cavalo vítima de maus-tratos resgatado na última quinta-feira (10) pelo Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), da Prefeitura de Limeira, com o apoio do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM).

O animal, que estava sendo conduzido por um rapaz, foi localizado no Anel Viário, nas proximidades do Parque Cidade. Segundo informações dos técnicos do departamento, o cavalo estava sem as ferraduras e ferido por ter sido submetido a excessivo esforço físico. O rapaz foi conduzido ao Plantão Policial.

PUBLICIDADE

O cavalo, macho e adulto, foi resgatado e encaminhado ao Horto Florestal. Após ser avaliado pela equipe de veterinários do departamento, constatou-se que o animal tinha um edema no membro anterior direito, podendo ser um caso de traumatismo, luxação ou fratura. Ele também apresentava um desgaste do casco acima do normal, com extrema sensibilidade, e um quadro de laminite (patologia que atinge o sistema locomotor de equinos). Apesar de todos os esforços e tratamento, o cavalo não resistiu e veio a óbito nesta segunda-feira (14).

Um boletim de ocorrência foi registrado pelo Departamento de Proteção e Bem Estar Animal. O proprietário do cavalo deve responder pelo crime de abuso de animais, previsto pela Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Sair da versão mobile