Ícone do site Rápido no Ar

Morre aos 84 anos Íris Lettieri, a voz marcante dos aeroportos e pioneira do telejornalismo

Foto: Reprodução

A locutora Íris Lettieri Costa, conhecida como a “voz do aeroporto”, morreu nesta quinta-feira (28), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ela sofreu um infarto fulminante em casa, na zona sul da capital, após dois dias de internação devido a complicações de diabetes.

Durante quatro décadas, Íris foi responsável por anunciar partidas e chegadas no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), tornando sua voz aveludada e inconfundível parte da memória afetiva de passageiros.

Além da atuação no aeroporto, Íris foi a primeira mulher a apresentar telejornais no Brasil e emprestou sua voz a inúmeros comerciais de rádio e televisão.

Iniciou a trajetória profissional no rádio, no fim dos anos 1950, e trabalhou em emissoras como TV Continental, TV Tupi e Manchete.

Em 1983, integrou a primeira equipe do Jornal da Manchete, apresentado por três horas diárias em sua fase inicial. Também esteve no Manchete Panorama e no Programa de Domingo.

Nota de pesar

A concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto Tom Jobim, divulgou nota lamentando a morte da locutora:

“O RIOgaleão lamenta o falecimento de Íris Lettieri, voz inesquecível que marcou gerações nas rádios e nas mensagens do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Seu trabalho se tornou parte da memória afetiva de milhares de passageiros que passaram pelo Tom Jobim.”

Vida pessoal

Filha do locutor José Avelino da Costa e da professora de música Josélia Lettieri, Íris cresceu em um ambiente ligado à comunicação e à arte.

A família ainda não informou detalhes sobre o velório e sepultamento.

Sair da versão mobile