Ícone do site Rápido no Ar

Morre aos 75 anos Airton Garcia, ex-prefeito de São Carlos

Foto: Arquivo Pessoal

O ex-prefeito de São Carlos (SP), Airton Garcia, faleceu na madrugada deste domingo (28), aos 75 anos. Ele estava internado na UTI da Santa Casa desde o dia 11 de setembro, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua residência.

A família confirmou que o velório e sepultamento serão restritos, em uma cerimônia íntima, apenas para parentes e pessoas próximas. A informação foi publicada nas redes sociais do político.

“A família, neste momento de recolhimento e dor, agradece todas as orações e mensagens de carinho e pede que o velório seja respeitado como uma despedida íntima, restrita exclusivamente aos familiares”, diz o comunicado.

Dois mandatos à frente da Prefeitura de São Carlos

Airton Garcia comandou a Prefeitura de São Carlos em dois mandatos consecutivos, de 2017 a 2024. Em 2016, foi eleito com 39,6% dos votos válidos. Em 2020, no contexto da pandemia, foi reeleito com mais de 54 mil votos, representando 48,88% do eleitorado.

Durante os dois períodos à frente do Executivo, Airton acumulou forte presença entre os eleitores da cidade, sendo conhecido por seu estilo direto e popular.

Início da vida pública e trajetória política

Airton Garcia iniciou sua trajetória política nas eleições de 2008, quando disputou a Prefeitura de São Carlos pelo DEM. Obteve 29,8% dos votos válidos em uma das eleições mais acirradas da cidade. Em 2010, tentou uma vaga como deputado federal, mas não se elegeu.

Em 2014, filiado ao PSB, recebeu 42.239 votos e se tornou suplente de deputado estadual, chegando a ocupar o cargo com o afastamento de Abelardo Camarinha.

A experiência parlamentar e o apoio popular consolidaram seu retorno à disputa municipal em 2016, quando assumiu, pela primeira vez, o comando do Executivo são-carlense.

Sair da versão mobile