Amália Barros, deputada federal pelo PL de Mato Grosso, faleceu na madrugada deste sábado em São Paulo. A parlamentar de 39 anos estava internada no Hospital Vila Nova Star desde o dia 1º de maio, submetida inicialmente a uma cirurgia para retirada de um nódulo no pâncreas. Após complicações que exigiram intervenções adicionais, incluindo uma “reabordagem cirúrgica”, Amália encontrava-se em estado grave na UTI.
A notícia de seu falecimento foi confirmada através das redes sociais da deputada. Durante sua carreira, Amália se destacou por sua dedicação a causas sociais, especialmente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ela foi autora de uma lei que reconhece brasileiros com visão monocular como pessoas com deficiência, inspirada em sua própria experiência pessoal de perder a visão do olho esquerdo aos 20 anos devido a toxoplasmose.
Amália Barros era também uma figura ativa no PL Mulher, atuando como vice-presidente da organização ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Figuras políticas como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o senador Flávio Bolsonaro expressaram suas condolências e destacaram a trajetória de superação e dedicação da deputada.
Recebi com muita tristeza a notícia da morte precoce da deputada federal @amaliabarros . Que Deus conforte familiares e amigos. pic.twitter.com/14i4g14o4u
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) May 12, 2024
Minhas condolências à família da @amaliabarros, que se tornou um grande exemplo de superação de barreiras e de dedicação e amor ao próximo, Que Deus a acolha na sua infinita misericórdia e conforte seus familiares e amigos. Deixará muitas saudades! pic.twitter.com/UgKO69aIoo
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) May 12, 2024