Moradores de Limeira, Piracicaba e cidades da região foram surpreendidos, na noite desta sexta-feira (7), com um alerta de “risco severo” enviado pela Defesa Civil diretamente aos celulares. A notificação adverte para chuvas intensas e rajadas de vento forte nas próximas horas e ao longo do sábado (8), com possibilidade de rajadas que ultrapassem 100 km/h.
O fenômeno é provocado por uma frente fria associada a um ciclone extratropical que se desloca pelo Sul e Sudeste do Brasil. Segundo a Climatempo, o sábado será marcado por ventania, chuvas fortes e risco de danos estruturais, especialmente em áreas descobertas e litorâneas.
A mensagem enviada via sistema de alertas da Defesa Civil dizia:
“Defesa Civil: Condições para chuva e rajadas de vento forte nas próximas horas e ao longo do sábado, 8. Evite áreas abertas e busque abrigo se necessário.”
O sistema de notificação é utilizado em situações de emergência e usa torres de telefonia para alcançar moradores da área afetada, mesmo que o número não esteja cadastrado. O alerta causa o acionamento sonoro e exibe o aviso na tela do celular, gerando atenção imediata.
O sistema meteorológico que atinge a região tem origem no Sul do país. Um ciclone extratropical, com centro posicionado na madrugada deste sábado sobre o litoral de Santa Catarina, se desloca ao longo do dia em direção ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Com isso, há risco de rajadas de vento acima de 100 km/h, formação de nuvens do tipo cumulonimbus, além de microexplosões, queda de árvores e destelhamentos. A Climatempo alerta que as cidades do interior paulista devem se preparar para impactos significativos.
A recomendação oficial é para que a população evite ficar em áreas abertas durante os períodos de instabilidade e busque abrigo seguro, especialmente entre a tarde e a noite de sábado. Em regiões litorâneas, como a Baixada Santista, há risco de interrupções no transporte de balsas e impacto na navegação.
Em Limeira e Piracicaba, o maior risco está ligado às rajadas intensas e à possibilidade de queda de galhos e postes. A Defesa Civil local está em estado de atenção e monitora possíveis ocorrências.

