Ícone do site Rápido no Ar

Monumento de Adoniran Barbosa em Valinhos é revitalizado na data de seu aniversário

Foto: Divulgação / Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos (SP), por meio da Secretaria da Cultura, revitalizou na última sexta-feira (6) o monumento do artista Adoniran Barbosa, situado no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio), que leva seu nome.

A obra é do artista plástico Marcus Guimarães. A revitalização faz parte da comemoração da data de aniversário do compositor de Trem das Onzes, uma de suas canções que foi eternizada na cultura brasileira. “Adoniran Barbosa foi e é um dos grandes artistas da nossa cidade”, reforça a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A revitalização da obra aconteceu exatamente no dia de seu aniversário, já que o cantor nasceu em 6 de agosto de 1912. “Ele foi um grande compositor, cantor e sambista brasileiro do século XX, nascido em Valinhos. Foi o maior responsável por popularizar e dar reconhecimento ao samba paulista”, completou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Valinhos

A comemoração da data de nascimento do artista também ganhou outra homenagem. No piso superior da Prefeitura pode ser conferido um painel com fotos suas e uma maquete da casa modernista de Flávio de Carvalho, em escala de 1/5, que é o outro artista celebrado. Flávio de Carvalho nasceu em 10 de agosto no Rio de Janeiro, mas sempre teve vínculos com a cidade.

Vida
Segundo sua biografia, Adoniran Barbosa era nome artístico de João Rubinato, que faleceu em São Paulo, 23 de novembro de 1982. Ele foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro.

Rubinato representava em programas de rádio diversos personagens, entre as quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba feito em São Paulo. O seu primeiro sucesso foi a música Trem das Onze.

teste
Sair da versão mobile