Piracicaba perdeu nesta sexta-feira (24) um grande nome do meio religioso: monsenhor Jorge Simão Miguel. Aos 94 anos, ele faleceu durante a madrugada, deixando uma lacuna na comunidade piracicabana.
Reconhecido como Cidadão Piracicabano há 55 anos, o sacerdote foi homenageado pela Câmara Municipal em diversas ocasiões, como a entrega da Medalha de Mérito Legislativo, em 2018, pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).
O vice-presidente da Câmara, vereador Rerlison Rezende (PSDB), destacou a perda para a cidade e a importância de monsenhor Jorge para a comunidade religiosa de Piracicaba. Já o presidente da Casa, vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, não pôde se posicionar por estar hospitalizado.
Filho de imigrantes libaneses, monsenhor Jorge nasceu em Capivari e ingressou no Seminário Diocesano de Campinas aos 15 anos. Participou da instalação da Diocese de Piracicaba em 1944 e, em 1955, foi ordenado sacerdote na Catedral de Santo Antônio por dom Ernesto de Paula.
Ao longo dos anos, monsenhor Jorge atuou como ministro e professor de português, matemática e astronomia no Seminário Diocesano de Piracicaba, além de prestar serviços à Paróquia Imaculada Conceição e ser capelão no Mosteiro das Irmãs Carmelitas.
Sua contribuição para a cidade ficará marcada para sempre, e sua perda será sentida por toda a comunidade piracicabana.