Ícone do site Rápido no Ar

Monitoramento semanal confirma novos casos de gripe em Campinas; vacinação segue disponível nos CSs

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou mais nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza, responsável pela gripe. Apesar do novo registro, o município chega à sétima semana consecutiva sem confirmação de óbitos pela doença, sendo o último balanço com mortes divulgado em 11 de novembro.

Desde janeiro, Campinas contabiliza 506 casos de SRAG por influenza e 63 óbitos. O número é superior ao total registrado ao longo de todo o ano de 2024, quando foram confirmados 342 casos e 30 mortes relacionadas à doença.

Entre os 63 óbitos registrados em 2025, 50 ocorreram em pessoas que não haviam recebido a vacina contra a gripe. Dos 13 que estavam vacinados, 11 tinham completado o esquema corretamente, considerando o prazo de 15 dias necessário para a proteção ideal. Outras duas pessoas apresentaram sintomas antes desse período. Além disso, 62 vítimas fatais possuíam doenças preexistentes e integravam grupos de risco.

Vacinação contra a gripe segue disponível

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção, especialmente para reduzir o risco de agravamento da doença e de óbitos. O imunizante contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade nos 69 centros de saúde do município.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Não há necessidade de agendamento prévio. Os endereços e horários de funcionamento das salas de vacina podem ser consultados no site oficial: https://vacina.campinas.sp.gov.br.

Neste ano, a vacina protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, podendo ser aplicada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças vacinadas pela primeira vez devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias.

Balanço da campanha de imunização

Até 1º de dezembro, a Saúde aplicou 382.928 doses da vacina contra a gripe em Campinas. A campanha teve início em 7 de abril e contou com estratégias para ampliar o acesso da população, como vacinação em shoppings, terminais de ônibus, supermercados, no Aeroporto de Viracopos e durante o 17º Fórum de Profissões de Campinas.

Também foram realizadas ações específicas, como o “Dia D” de vacinação na primeira quinzena de abril e a oferta do imunizante durante a Campanha de Multivacinação, ao longo do mês de outubro.

Sair da versão mobile