Ameaça de demissões a depender do resultado das eleições; obrigar a utilização de uniformes alusivos a determinado candidato, incentivos financeiros ou promessas de promoção condicionados à vitória de determinado candidato, reuniões internas com o objetivo de mobilizar o voto dos trabalhadores ou proibir a locomoção do empregado no dia da eleição, impedindo-o de votar, são tipos de comportamentos que configuram o assédio eleitoral no trabalho.
Para coibir esse tipo de coisa, o Ministério Público do Trabalho (MPT) permanecerá com as portas abertas neste final se semana, durante as eleições para prefeitos e vereadores. O objetivo é garantir o direito dos eleitores ao voto livre.
Neste sábado, o plantão será realizado das 09h às 16h, e amanhã das 08h às 17h. As nove unidades do MPT na 15ª Região (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba) terão procuradores e servidores disponíveis para atender o público.
Para quem reside em Limeira, Piracicaba e região, por exemplo, deverá fazer a denúncia de ser feita aos atendentes da unidade de Campinas, cuja sede fica na Rua Pedro Anderson, 91, Taquaral, Campinas/SP. O telefone é (19) 3198-5200. Detalhes podem ser obtidos no site https://link.mpt.mp.br/809Wv0X