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Metade dos idosos pode perder o Benefício da Prestação Continuada em Limeira

Os idosos que recebem o BPC (Benefício da Prestação Continuada) precisam realizar o cadastramento ou atualizar os dados no CadÚnico (Cadastro Único) até 31 de dezembro de 2017. Em Limeira, 2.250 idosos recebem o BPC, mas, até agora, quase metade – 1.025, não compareceu ao CadÚnico. Caso essas pessoas não atualizem seus cadastros, perderão o benefício a partir de janeiro de 2018.

“Muitas pessoas podem estar despreocupadas, pensando que não precisam procurar o CadÚnico porque confundem o BPC com a aposentadoria do LOAS ou a aposentadoria. Mas precisamos alertar que, caso o cadastro não seja feito, elasterão o benefício suspenso e isso poderá causar um impacto financeiro, já que estamos falando de famílias em situação de baixa renda”, explicou a coordenadora do CadÚnico, Vanessa Godoy. “A família pode ajudar esse idoso, verificando os documentos e, em caso de dúvida, entrar em contato com o Ceprosom”.

O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, individual, não vitalício e que garante o pagamento mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, que comprove não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Por ser um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito ao BPC.

Caso o idoso esteja acamado ou tenha dificuldade de locomoção, um familiar pode procurar o Ceprosom para fazer o cadastro. Para realizar a inscrição/atualização do cadastro, o beneficiário ou familiar deve comparecer ao CadÚnico com os documentos de todos os moradores da casa, principalmente o CPF. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h. O CadÚnico está localizado no Ceprosom, na avenida Campinas, 115, no bairro Cidade Jardim. Mais informações pelos telefones 3404-6264, 3404-6265, 3404-6257, 3404-6288, 3404-6254 e 3404-6201.

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