Ícone do site Rápido no Ar

Mesmo com chuvas no final de semana, continua crítica a situação dos mananciais em Limeira

Principal captação de água em Limeira acontece no Rio Jaguari (Foto: Divulgação / BRK Ambiental)

As chuvas do final de semana em Limeira (SP) colaboraram para aliviar o tempo seco. Entretanto, o índice de chuva registrado foi baixo e não foi suficiente para recuperar os mananciais da condição crítica de estiagem no qual se encontram neste momento. A reserva estratégica Salto do Lobo segue sendo usada para ajudar no abastecimento da cidade.

Segundo a BRK Ambiental, as pancadas de chuva que atingiram Limeira na sexta-feira, sábado e domingo resultaram num acumulado de 13,5 milímetros, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico do Rio Jaguari, responsável pela captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

Esse volume acumulado de chuva elevou a vazão do Jaguari para 1,52 m³/s, quando o mínimo necessário para captar é 1,0 m³/s. Na semana passada a vazão no Jaguari era de 0,88 m³/s. Já a capacidade do Ribeirão Pinhal, ainda com apoio da represa Salto do Lobo, subiu para 85%, quando o mínimo necessário para captação é de 60%.

“Embora as chuvas tenham ajudado a estabilizar e evitar uma maior queda de nível/vazão dos mananciais durante o final de semana, a concessionária ressalta que elas ainda não foram suficientes para a recuperação dos mananciais, e que a condição crítica de estiagem permanece no município, sendo necessário o apoio de toda a população para redução do consumo e priorizando, de forma imediata, o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal”, informa em nota a BRK Ambiental, que alerta que a intenção é evitar a medidas mais severas, como um rodízio ou racionamento de água. “Lavar calçadas e carros, por exemplo, são atividades que precisam ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada neste período”, destaca.

teste
Sair da versão mobile