Kwek Yu Xuan, considerada o menor bebê prematuro do mundo, recebeu alta após passar 13 meses na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital em Singapura, na Ásia.
Quando nasceu, a pequena pesava apenas 212g e media 24 cm de comprimento. O peso equivale ao de uma maçã.
Seu parto foi extremamente prematuro, com apenas 25 de gestação, sendo que a média é de 40 semanas.
A mãe de Yu Xuan teve um parto prematuro por conta da pré-eclâmpsia, uma complicação grave da gravidez associada à pressão arterial que pode levar à morte da mãe e do bebê.
Apesar de o National University Hospital (NUH) ter afirmado que a menina tinha poucas chances de sobreviver por ter nascido 4 meses antes do esperado, ela resistiu aos tratamentos e se desenvolveu na UTI.
Hoje, a bebê está saudável e pesa 6,3 kg.
Durante o período que passou no hospital, Yu Xuan precisou de inúmeros tipos de máquinas para realizar os tratamentos e sobreviver. Para conseguir arcar com os custos do hospital, os pais movimentaram uma vaquinha pela internet, que arrecadou o equivalente a R$ 1,4 milhão.
Os médicos dizem que a saúde da menina está estável o suficiente para receber alta, mas que ainda existem problemas crônicos no pulmão e que ela precisará de ajuda para respirar em casa. Portanto, os profissionais do NUH estão esperançosos e dizem que ela deve melhorar com tempo.