Já está disponível na rede de saúde da Prefeitura de Limeira a vacina contra HPV para meninos entre 12 e 13 anos. O município recebeu 1.170 doses da vacina, que pode ser encontrada nos Centros de Saúde da Família e na sede da Vigilância Epidemiológica (Visa), localizada na avenida Ana Carolina, 650.
Segundo a coordenadora da Visa, Amélia Maria P. da Silva, há 4.488 meninos na faixa etária dos 12 aos 13 anos e a meta é vacinar pelo menos 80% desse público-alvo. O procedimento é gratuito, basta que o paciente apresente o cartão de vacina. Para a imunização completa, a segunda dose deverá ser aplicada seis meses depois.
Até o ano passado, a vacina só era oferecida às meninas, porém, a disponibilização para meninos segue uma recomendação do Ministério da Saúde, com objetivo de reduzir os casos de câncer de pênis, garganta e ânus. Até 2020, a ideia é imunizar toda a população masculina entre 9 e 13 anos. A ampliação da faixa etária será feita de forma gradativa. Em 2018, será de 11 a 12 anos. Em 2019, de 10 a 11 anos e 2020, para 9 e 10 anos.
Meningite C
Além da vacina contra o HPV, o município passou a oferecer a vacina contra a meningite meningocócica do tipo C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até então, a vacina era voltada a crianças menores de 2 anos, no esquema de 3 meses, cinco meses e 12 meses. A meningite C é a mais grave entre todos os tipos da doença, podendo levar à morte. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, vômito, manchas vermelhas na pele e rigidez de nuca. No ano passado, não houve nenhum registro da doença em Limeira. Em 2015 foi registrado um caso e em 2014, quatro ocorrências, dois do tipo B e dois do tipo C.
Veja locais de vacinação na tabela
Foto: Arquivo/Prefeitura de Limeira