Ícone do site Rápido no Ar

Menino de 12 anos morre após ser picado por escorpião no interior de SP

Um menino de 12 anos morreu após ser picado por um escorpião em uma ciclovia na cidade de Casa Branca, no interior de São Paulo. Vitor Daniel Spindola Borges foi picado no dedo do pé, quando voltava para a casa no último domingo (27).

Segundo familiares, eles conseguiram capturar o escorpião e levaram o menino para o Posto de Pronto Atendimento (PPA) da cidade, mas não havia soro antiescorpiônico no local.

PUBLICIDADE

O médico que realizou o atendimento, transferiu Vitor para a Santa Casa de São José do Rio Pardo, cerca de 32 quilômetros de distância, que é o hospital referencia da região e onde ele tomou o soro por volta das 22h30. Pouco depois, a família foi informada que Vitor precisaria ser transferido para um hospital que tivesse Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na madrugada de segunda-feira (28), o Vitor foi encaminhado para o Hospital São Francisco, em Sertãozinho (SP), cerca de 150 quilômetros de Rio Pardo.

Ele foi internado na UTI onde morreu na tarde de terça-feira (29).

OUTRO CASO
Nesta sexta-feira (1º), um menino de 10 anos foi picado por um escorpião no Lar Irmão Roberto, no Bairro Desterro, em Casa Branca.

Ele foi atendido em um posto de saúde da cidade e encaminhado para São José do Pardo, onde tomou o soro antiescorpiônico.

Segundo a Prefeitura de Casa Branca, a criança passa bem e segue em observação.

A respeito da morte de Vitor, a prefeitura emitiu uma nota lamentando a morte e afirmando que tomou todas as medidas possíveis. Leia na integra:

A Prefeitura de Casa Branca vem a público lamentar o falecimento de V. D. S. B., de 12 anos, vítima de picada de escorpião, hoje, 29.

A Diretoria Municipal de Saúde informa que todos os protocolos médicos foram realizados de forma correta e responsável.

A criança deu entrada no PPA (Posto de Pronto Atendimento), no dia 27 de outubro, às 19h41, com picada de escorpião no pé direito e tontura. De imediato, o paciente teve atendimento médico classificado como urgente, onde foi seguido todo o protocolo de picada de animais peçonhentos referentes à sua idade.

O médico acompanhou o seu estado clínico e, devido ao agravamento, às 22h, o paciente deixou o PPA e foi transferido para São José do Rio Pardo, por ser a referência para picadas de animais peçonhentos.

O paciente foi transferido para a Santa Casa de São José do Rio Pardo por ser o ponto estratégico para Imunobiológicos Antivenenos, estabelecido pelo Departamento Regional de Saúde. Portanto, não se trata de Casa Branca não ter o soro e sim de uma pactuação realizada pela regional de saúde, que é tomada diante de uma série de fatores técnicos, tais como municípios com maiores números de acidentes e/ou melhor localizados para acesso aos municípios vizinhos. Em nossa região, as cidades que possuem o soro são Mococa e São José do Rio Pardo, sendo esta última cidade a nossa referência.

Sair da versão mobile