Ícone do site Rápido no Ar

Menina de 14 anos perde 30% da panturrilha após picada de mosquito em SP

Foto: Arquivo Pessoal

Uma adolescente de 14 anos teve 30% da panturrilha esquerda necrosada e removida após ser picada por um inseto durante uma atividade escolar em Caieiras (SP). A menina que foi vítima de um mosquito-palha, transmissor da leishmaniose, chegou a ficar 49 dias internada e teve alta hospitalar nesta terça-feira (3).

De acordo com a família, Clara foi picada em 14 de fevereiro e precisou ser internada duas semanas depois, isso porque o ferimento na perna onde ela foi picada não melhorava e começou a apresentar pus.

A mãe relata que o incidente aconteceu na horta da escola, durante uma atividade escolar em que os alunos precisavam lavar e pintar pneus para confeccionarem bancos. Entretanto, o local estava com mato alto até a altura do joelho.

A menina foi levada para o Hospital de Laranjeiras, onde foram realizadas drenagens e ela foi medicada. Após 15 dias, o médico responsável pelo caso decidiu interná-la e afirmou que a adolescente havia contraído uma bactéria resistente após a picada.

O diagnóstico de que a adolescente havia sido picada por um mosquito-palha, saiu quase um mês após o incidente. Ela passou por cinco biópsias até o resultado, que foi identificado por laudo médico como leishmaniose cutânea e com gangrena.

A adolescente passou por dois procedimentos cirúrgicos para a retirada de necroses da perna.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, lamentou o ocorrido e disse que prestará toda assistência necessária.

“A apuração para identificar as causas do ocorrido está em andamento. A unidade, que fica localizada próximo a uma mata nativa, passa todo início de ano por processos de limpeza de caixa de água, bebedouros, troca de filtros, dedetização e desratização e, por precaução, a unidade realizou uma nova dedetização no dia 23/03”, afirma em nota.

teste
Sair da versão mobile