Ícone do site Rápido no Ar

Meliponário urbano recebe primeiras colmeias em Limeira

O Meliponário Urbano de Limeira recebeu na manhã de hoje (11) as duas primeiras colmeias de abelhas nativas, das espécies Mandaguari e Jataí. As colônias foram doadas pelo meliponicultor Daniel Marostegan Doro. O equipamento foi instalado na Praça 1º de Maio, no Jd. Morro Azul, e nomeado de Ypy, que em tupi-guarani significa “origem”. O idealizador do projeto é o capitão da PM Costa Pereira. As secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, de Obras e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana se mobilizaram para viabilizar o projeto em parceria com a Polícia Militar.

Daniel ressalta que as espécies escolhidas não possuem ferrão e são dóceis, não representando nenhum tipo de risco para a população. Será feita a doação de outras espécies nos próximos meses, como a mandaçaia, lambe-olhos e mirim droryana. “Elas precisam se fortalecer antes de serem transportadas”, explica.

Ele conta que a preservação das abelhas nativas do Brasil é fundamental para a vegetação do país, já que as exóticas não fazem o trabalho de polinização de plantas nativas. “Minha intenção é dar uma contribuição de tempo e conhecimento para que outras pessoas também se conscientizem e atuem na preservação das abelhas”, fala. Além da doação das colmeias, Daniel contribuirá de forma voluntária em atividades de educação ambiental que envolvam o meliponário urbano.

Para o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Rogério Mesquita, o ganho ambiental dessa iniciativa é muito positivo. “É fundamental que a prefeitura fomente ações como essa que, além de preservar, promovem conscientização.” Mesquita ressalta, ainda, que a intenção é que a iniciativa seja expandida para outros espaços públicos, como o Horto e parques arborizados descentralizados.

MELIPONÁRIO URBANO
Trata-se de um espaço público em que serão colocadas colmeias e enxames de abelhas meliponas, que são nativas, não possuem ferrão e são dóceis. O equipamento começou a ser instalado em agosto na Praça 1º de Maio, no Jd. Morro Azul, próximo à Base da PM e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. A expectativa é que sejam colocadas no local 15 colmeias distintas.

A área destinada ao Meliponário Urbano é de 20 m², protegida com grades largas para possibilitar a entrada e saída das abelhas. Haverá ainda comunicação visual sobre o projeto com identificação das abelhas e informações para a população. Foram plantadas no local as flores mini-erica e icsória, para estimular o desenvolvimento das colmeias e enxames.

teste
Sair da versão mobile