Ícone do site Rápido no Ar

Médicos da Santa Casa de Piracicaba buscam certificação internacional POCUS

Foto: Santa Casa Piracicaba/Divultação

Nos últimos dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, profissionais médicos da Santa Casa de Piracicaba passaram pelo treinamento POCUS – Point of Care Ultrasound, ou Ultrassonografia à Beira Leito, aplicado pelo You&US, empresa certificada pela Winfocus, para apresentar uma nova perspectiva sobre o uso do ultrassom como ferramenta integrada ao exame físico convencional para definir condutas ou guiar procedimentos.

Durante dois dias de treinamento predominantemente prático, os participantes tiveram um período de 16 horas de imersão por meio de uma breve introdução teórica, estações hands-on de treinamento, discussão de casos clínicos, sessão de interpretação de imagens e prova prática.

PUBLICIDADE

“Discutimos procedimentos guiados por ultrassonografia com base em protocolos de atendimento para exames dirigidos de cabeça e pescoço, pele, subcutâneo, ossos, articulações e músculo, pulmonar, ecocardiografia, abdômen, obstétrico e vascular”, disse o médico cardiologista Rafael Ângelo Tineli (CRM 116.428), coordenador das UTIs da Santa Casa, ao apresentar a extensão e importância do treinamento.

Participante do curso ao lado dos médicos Luciana Marcolino, Wilson Ballassini, Matheus Ballassini, Ana Ligia Carvalho, Sérgio Pacheco e Rodrigo Arthur, ele considera o POCUS um importante passo evolutivo na prática médica, pois altera a relação do médico com o ecógrafo, humanizando e qualificando ainda mais a relação com o paciente ao colocar o médico à beira do leito. “Isso impacta positivamente na prática clínica, seja definindo de forma rápida e precisa a causa do choque no paciente instável, localizando corpo estranho no subcutâneo ou ajudando a guiar procedimentos”, disse.

Tineli lembra que o treinamento é indicado para todos os médicos, independentemente de sua especialidade ou área de atuação, que queiram melhorar sua prática clínica através do uso de ultrassom à beira do leito. Para ele, foi uma experiência personalizada e focada na prática com equipamento real de ponta de linha em modelos vivos e instrutores com vasta experiência assistencial e de ensino. “Valeu muito à pena pelo valioso acréscimo profissional que o treinamento nos proporcionou”, disse.

Treinamento contou com modelos vivos e instrutores com vasta experiência assistencial e de ensino

Sair da versão mobile