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McDonald’s tira linha McPicanha de suas lojas no Brasil após polêmica

Foto: Divulgação/ McDonald's

Os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha” serão retirados do cardápio de todas as lojas do McDonald’s no Brasil, a partir desta sexta-feira (29). A decisão da rede de fast food ocorre após a polêmica de que os hambúrgueres dos novos sanduíches de picanha, simplesmente não eram feitos de picanha.

A empresa foi notificada pelo Procon-SP, nesta quinta-feira (28), que pediu esclarecimentos sobre a composição do sanduíche. Além disso, o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), também abriu um processo para investigar a campanha publicitária do McDonald’s.

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O Ministério da Justiça pediu para que a empresa, em um prazo de 10 dias, esclareça “”se o produto tem picanha em sua composição, a porcentagem e se ocorreu alteração no percentual do corte após divulgação da linha de hambúrgueres”.

“Na ausência, sendo o produto apenas ‘saborizado’, a empresa deve informar os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se de alguma forma o consumidor foi informado da falta de picanha”, afirma a pasta.

Em nota, a rede de fast food lamentou o ocorrido. “Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, afirmou.

Após a polêmica, o McDonald’s decidiu retirar do cardápio a linha e afirmou em nota oficial que os lanches tinham o intuito de proporcionar uma nova experiência ao consumidor.

Veja a nota na íntegra:

“A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.”

Os “Novos McPicanhas” foram lançados em 5 de abril. Na composição do lanche, há apenas um molho com “aroma natural de picanha” e não consta o corte nobre.

O Procon-SP afirmou que a Arcos Dourados Comércios de Alimentos, empresa responsável pelo McDonald’s no Brasil, terá que esclarecer a composição dos “Novos McPicanha até a próxima segunda-feira (2), além de apresentar informações sobre a campanha publicitária.

Já o Ministério da Justiça determina que se os questionamentos não forem realizados no prazo solicitado, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deve abrir um processo administrativo contra o McDonald’s, com a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou cassação da licença do estabelecimento.

O Conar também se manifestou e informou que no dia 26, abriu um processo para verificar a veracidade da mensagem publicitária, depois de diversos consumidores reclamarem sobre o produto.

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