Ícone do site Rápido no Ar

Max Verstappen vence o GP do Japão e é bicampeão de Fórmula 1

Foto: Peter Fox/RedBull/Divulgação

Max Verstappen, da Red Bull, é bicampeão da Fórmula 1. O holandês venceu o GP do Japão, no circuito de Suzuka, seguido pelo mexicano Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, ficou em segundo, seguido pelo monegasco Charles Leclerc, da Ferrari.

A decisão estava indo para o GP dos Estados Unidos no dia 23, mas na última curva na última volta, Leclerc, que estava em segundo, errou, mas voltou na frente de Pérez. O piloto da Ferrari acabou punido com cinco segundos em seu tempo, o que levou Verstappen ao título.

Verstappen, de 24 anos, soma 32 vitórias, 12 nesta temporada, alcançou os 366 pontos, contra 253 de Pérez e 252 de Leclerc. Ainda restam quatro etapas para o fim da temporada: GP dos Estados Unidos (dia 23), GP do México (dia 30), GP do Brasil (13 de novembro) e GP de Abu Dabi (dia 20 de novembro).

Como foi previsto pela previsão do tempo, a largada foi realizada debaixo de forte chuva. Leclerc, em segundo no grid, chegou a liderar por alguns metros, mas Verstappen insistiu e recuperou a ponta na curva 3.

Restando menos de sete minutos para o encerramento da prova, Pérez encostou em Leclerc na briga pelo segundo lugar na prova e no campeonato. Verstappen, com 16 segundos de vantagem, não tinha rival na corrida.

Na última curva, Leclerc errou e passou direto, mas conseguiu ficar à frente de Pérez, mas acabou punido e perdeu a segunda colocação para o mexicano.

Verstappen só deixou de ganhar seis provas até aqui (Bahrein, Austrália, Mônaco, Inglaterra, Áustria e Cingapura). Em um calendário com 22 Grandes Prêmios, o holandês experimentou uma soberania semelhante à de Lewis Hamilton em temporadas recentes. A sombra esboçada pela Ferrari se provou insuficiente em um ano em que Verstappen correu com sol a pino.

Esta é a oitava temporada de Max Verstappen na Fórmula 1. O holandês começou na Toro Rosso (atual AlphaTauri) e logo em seu segundo ano assumiu o cockpit na escuderia principal do grupo austríaco. Na Red Bull, em pouco tempo, empurrou Daniel Ricciardo ao lugar de segundo piloto. Em sua primeira corrida na escuderia já subiu ao lugar mais alto do pódio (na Espanha, em 2017).

Max Verstappen tem um relacionamento de quase dois anos com a modelo Kelly Piquet, filha do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet. O romance entre o holandês e a brasileira começou em outubro de 2020, mas só foi oficializado em janeiro de 2021, logo após os dois passarem férias nos Lençóis Maranhenses.

teste
Sair da versão mobile