Ícone do site Rápido no Ar

Maternidades de Limeira terão que orientar pais sobre engasgamento de recém-nascidos

Maternidades e hospitais de Limeira (SP) deverão oferecer aos pais e responsáveis por recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.O projeto de lei para criar essa obrigação foi aprovado na sessão dos vereadores na Câmara de Limeira na última segunda-feira (5). O próximo passo é que a lei seja sancionada pelo prefeito Mário Botion para que comece a valer.

A ideia partiu da vereadora Lu Bogo (PL), que justificou a iniciativa pela necessidade de oferecer a informação aos responsáveis pelo bebê. “Uma das preocupações é quanto à amamentação, engasgamento e asfixia das crianças e, com este treinamento, vamos reduzir as ocorrências”, pondera a vereadora.

PUBLICIDADE

De acordo com Lu Bogo, são frequentes os registros de policiais militares ou guardas civis municipais que socorrem bebês com menos de um ano de idade em situações de afogamento com leite ou por aspiração de corpo estranho.

Ela destacou os esforços e trabalhos dos PMs Cabo Roso e Soldado Marcel que salvaram o bebê Samuel em fevereiro deste ano e também os PMs Jorge, Edneia, Haberman e Fábio que socorreram com êxito um bebê de 12 dias, no mês de abril.

Segundo a vereadora, embora a ajuda seja importante, a intenção é levar a informação para que medidas preventivas sejam tomadas, além de dar condições para que os pais e responsáveis prestem os primeiros socorros e evitem a morte por asfixia.

 

“Este ano já homenageamos equipes de policiais que salvaram crianças por engasgamento e a proposta deste projeto de lei é para levar a informação e treinamento aos pais e responsáveis. Estas medidas podem salvar as vidas dos bebês”, justifica Lu Bogo.

Sair da versão mobile