O prefeito de Limeira, Mario Botion, foi eleito na manhã desta quinta-feira (18) o novo presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A eleição foi virtual e reuniu prefeitos e empresas associados à instituição.
Botion será o 10º prefeito a ocupar o cargo e o 17º presidente da entidade. Também foram escolhidos os novos membros do Conselho Diretor da entidade para a gestão 2021/2023. “Fiquei muito feliz com a escolha e coloco-me à disposição para fazer um trabalho de excelência junto à diretoria e prefeituras associadas”, disse.
O Consórcio PCJ é uma associação civil de direito privado, que visa recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas voltadas à gestão da água. Botion destaca que nos últimos quatro anos o índice médio de chuvas caiu 17,5%. “Não temos domínio sobre isso. Mas, por outro lado, podemos agir na gestão dos recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, recuperar a quantidade e qualidade dos nossos mananciais e aumentar a reservação urbana e rural. Mas a principal ação é a conscientização do uso responsável da água”, comenta Botion.
Ele ainda defende a conscientização dos gestores municipais. “Temos a necessidade de intervenções consistentes, e principalmente conscientizar a população para o uso responsável da água”, fala. Botion também destaca outra questão importante, que é o montante que a região vai receber de recursos, os quais somam R$ 7 bilhões até o ano de 2035. “Parte do valor já está sendo utilizada na construção de dois reservatórios de água – um em Pedreira e outro em Amparo. “Todas ações são importantes, mas a principal e o maior desafio serão mesmo a conscientização do uso responsável da água”, finaliza.
Além da eleição da nova diretoria, a reunião virtual também debateu outros temas importantes. Um deles foi o lançamento da cartilha “Influência do Clima no Sistema Cantareira – Cenários para 2021”.
SOBRE O CONSÓRCIO
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 29 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água.
A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Mundial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).