Marco Antônio La Porta foi eleito o novo presidente do COB, o Comitê Olímpico do Brasil. Foram 30 votos, contra 25 da chapa da situação, que contava com o atual presidente Paulo Wanderley Teixeira.
Sua gestão será de 2025 a 2028, período correspondente ao ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
A chapa de Marco Antônio conta também com Yane Marques, medalhista de bronze no pentatlo moderno na Olimpíada de Londres, em 2012.
Votaram 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB, dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI), Andrew Parsons e Bernard Rajzman, e 19 representantes da Comissão de Atletas.
Já Daniela Castro, do Pacto pelo Esporte, foi eleita membro independente do Conselho de Administração, com 29 votos contra 26 de Ricardo Leyser.
Vale lembrar que Daniela questionava a legitimidade de um terceiro mandato de Paulo Wanderley, que assumiu o lugar de Carlos Arthur Nuzman, de quem era vice, em 2017.
Atletas
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil definiu, em eleição, a sua nova composição. A comissão, que assumirá em 2025, terá a veterana Hortência, lenda do basquete nacional, e os judocas Ketleyn Quadros e Rafael “Baby” Silva, medalhistas nos Jogos de Paris-2024, entre outros atletas e ex-esportistas.
A comissão que vai cuidar dos interesses dos atletas para o ciclo olímpico a ser encerrado em Los Angeles-2028 será liderada por Fernanda Nunes, que foi a mais votada neste pleito. A esportista do remo recebeu 46 votos entre os 42 candidatos, entre homens e mulheres. No total, 357 atletas votaram nesta eleição.