Ícone do site Rápido no Ar

Limeirense rescinde com o Sporting e vai para a China

Sporting

O volante limeirense Eduardo Henrique rescindiu seu contrato com o Sporting de Portugal após quatro temporadas e está a caminho da China.

O jogador de 28 anos usou as redes sociais para agradecer aos verdes e brancos. “Foi uma honra ter vestido esta camisola. Agradeço ao clube, aos adeptos e aos funcionários. Obrigado por tudo”, escreveu.

PUBLICIDADE

Revelado na escolinha do Thié Sports, Eduardo Henrique foi com 16 anos para o Guarani, onde se profissionalizou no time campineiro. Teve os ensinamentos do saudoso técnico Osvaldo Alvarez, o Vadão.

Após o vice-campeonato Paulista em 2012, com a derrota para o Santos de Neymar, o limeirense foi para o São Paulo, onde passou a integrar o Sub-20. Disputou uma Copa São Paulo de Juniores. O Tricolor queria comprá-lo, mas o negócio não foi fechado. O Bugre pediu um valor alto.

Em 2013, o Coimbra/MG o comprou e em seguida o repassou ao Atlético/MG. Sua carreira começava a deslanchar após ser pinçado por Paulo Autuori. Foi campeão da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil em cima do rival Cruzeiro. Teve a oportunidade de jogar com Robinho e Ronaldinho Gaúcho e participar de uma Taça Libertadores da América.

Através de suas boas atuações pelo Atlético, chegou até a Seleção Brasileira Sub-20. Participou do Campeonato Sul-Americano, de um torneio na Espanha (foi campeão) e foi vice do Mundial da categoria, perdendo a final para a Sérvia.

O limeirense figurou na lista dos 30 jogadores selecionados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas perdeu a vaga para Renato Augusto, do Corinthians, um dos atletas acima da idade permitida – o goleiro Weverton e o atacante Neymar foram os outros. Apesar de não ter a medalha de ouro daquela competição, Eduardo Henrique se sente um campeão olímpico. “Só de ser lembrado naquela lista já me deixou feliz”, comentou.

O volante foi para o Internacional/RS em 2016, mas caiu com o Colorado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, teve a chance de jogar um Grenal como titular. O jogo foi na Arena do Grêmio e terminou no 0 a 0. Foram 14 jogos pelo time gaúcho.

Eduardo Henrique foi emprestado ao Athletico/PR, onde em 19 jogos, marcou três gols. De Curitiba foi para a Europa pela primeira vez. Foi emprestado ao Belenenses, onde pode enfrentar os grandes Benfica, Porto e Sporting no Campeonato Português.

Foi exatamente o Sporting que o comprou por três milhões de euros junto ao Internacional. Mas o limeirense enfrentou problemas com alguns treinadores e não foi aproveitado como gostaria. Foram apenas 22 jogos.

Eduardo Henrique foi emprestado ao Crotone, que tinha acabado de subir para a Série A do Campeonato Italiano. “Era um sonho enfrentar Milan, Inter, Roma e Juventus. Foi bom demais”, disse. Em uma temporada marcou um gol em 19 jogos.

Da Itália foi novamente emprestado, desta vez para o Al Raed, da Arábia Saudita. Atuou 30 jogos, a maioria como titular, e quase foi comprado pela equipe saudita. O Sporting teria pedido muito.

Sair da versão mobile