Ícone do site Rápido no Ar

Limeira terá ampliação e modernização no sistema de distribuição de água com obras em adutora

Foto: Fernando Covre

Com o objetivo de renovar o sistema de distribuição de água de Limeira, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto do município, inicia na próxima semana as obras de ampliação da adutora de água potável Mercedes-Gino. Uma adutora que distribui água para as regiões sudoeste, noroeste e para parte da região central de Limeira, atendendo cerca de 30 mil habitantes.
YouTube video player
As obras fazem parte de um pacote de investimentos aplicado no Sistema de Abastecimento Mercedes-Gino. “A BRK vem expandindo e melhorando esse sistema desde 2019, já estando concluídas obras de reforma na Estação Elevatória do Centro de Reservação Gino e a implantação de um novo reservatório metálico. Agora, em 2022, é o momento de realizarmos as obras lineares – as obras de redes – para garantir o nível de serviço já prestado para essas regiões da cidade”, esclarece Daniel Makino, coordenador regional de operações da concessionária.

Esse pacote de obras tem como principal objetivo ampliar a disponibilidade hídrica para suprir o crescimento populacional das regiões abastecidas pelo Sistema Mercedes-Gino, além de renovar a infraestrutura instalada, buscando sempre melhorias operacionais para melhor atender a população. “A adutora hoje existente para o atendimento dessas regiões da cidade será ampliada e renovada com o uso de material mais resistente e duradouro, proporcionando melhorias no sistema de abastecimento de água e elevando a qualidade da prestação de serviço”, destaca o coordenador.

Para a construção da adutora serão usados tubos de 400mm de diâmetro em ferro fundido, numa extensão de 3 quilômetros. O trajeto das obras vai desde o cruzamento das ruas Tiradentes com Prefeito Dr. Alberto Ferreira (em frente a Prefeitura Municipal), em ponto de derivação da adutora Mercedes, até o cruzamento das avenidas Cônego Manoel Alves e Fabrício Vampré, no reservatório de água tratada Gino, no Jardim São Paulo.

O custo dessas obras será de R$ 4,8 milhões. A implantação da nova adutora tem um cronograma previsto de sete meses de trabalho – de abril a novembro deste ano. Os serviços estão divididos em 22 trechos.

Etapas
As obras têm início na próxima segunda-feira, dia 04 de abril, no trecho inicial que será executado na Rua João Jacon, entre as ruas Dr. Antônio Frederico Ozanan e Dr. José Botelho Veloso (entrada da Hípica). Neste ponto do trajeto, as obras devem se estender até o dia 14 de abril, com a conclusão dos trechos 1 e 2 do cronograma de serviços, implantando 200m da nova tubulação.

No dia 15 de abril terá início o trecho 3 do cronograma das obras, com os serviços sendo executados na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, entre a Rua Tiradentes (em frente ao Edifício Prada) e a Av. Dr. Alfredo Ferraz de Abreu. Neste trecho, as obras devem se estender até o dia 24 de abril, com a conclusão das etapas 3 e 4 do cronograma de serviços, implantando mais 220m da nova tubulação.

O andamento da obra, bem como as próximas vias a receberem a intervenção serão informados conforme o avanço dos trabalhos. Inicialmente, os serviços estão planejados para ocorrer com apenas uma frente, mas a BRK já tem prevista a possibilidade de mobilizar uma segunda frente de trabalho, se necessário, buscando não impactar o andamento e o cronograma dos serviços.

Trânsito
As obras cruzarão ruas e avenidas de movimento intenso da cidade (com alto tráfego de veículos e circulação de pessoas) e por uma questão de segurança, os trechos permanecerão interditados até a completa recomposição do pavimento. Neste caso, há trechos que poderão ser liberados no mesmo dia da abertura das valas e outros em que as interdições podem se estender de um dia para o outro ou nos finais de semana.
Esse esquema de trabalho foi definido em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Limeira para mitigar riscos de acidentes no local da obra.

Abastecimento de água
Na maior parte do cronograma de trabalho das obras, o abastecimento de água não sofrerá nenhum tipo de impacto ou alteração. Isso porque a concessionária está implantando uma nova tubulação.
Os impactos no abastecimento poderão ocorrer apenas no momento das interligações das redes, ou seja, quando a empresa ligar a rede nova ao sistema de distribuição de água existente, e, neste caso, os trabalhos serão feitos no período noturno, quando o consumo de água é menor. Quando essas interrupções ocorrerem, a concessionária manterá os clientes informados por meio de seus canais de atendimento (site, call center e redes sociais).

Em Limeira, 100% da população que reside em área urbana tem acesso à água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Condição que coloca o município em destaque nacional, ocupando a sexta colocação entre as cem maiores cidades do país, no Ranking do Saneamento 2022, divulgado em março pelo Instituto Trata Brasil.

Para garantir a qualidade da água distribuída à população e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 888/2021), que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil, a BRK exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e de distribuição de água, por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação (no rio Jaguari e ribeirão Pinhal) até as redes de distribuição nos bairros. Em média são feitas mais de 15 mil análises mensais no sistema de abastecimento, sendo 7.700 somente na rede de distribuição. Essa quantidade é o dobro da prevista pela legislação.

Acompanhe as ações da BRK e informações sobre as obras da adutora Mercedes-Gino pelo site da empresa (www.brkambiental.com.br/limeira) e perfis da concessionária nas redes sociais. Para solicitação de serviços, a empresa disponibiliza teleatendimento pelo 0800 771 0001, com atendimento 24 horas. E ainda pelo WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.

teste
Sair da versão mobile