Ícone do site Rápido no Ar

Limeira tem atendimento educacional especializado para alunos com deficiência

Foto: Prefeitura de Limeira

A rede municipal de ensino atende, hoje, 497 estudantes com deficiência. Dentre eles, 237 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 93 com deficiência intelectual e 42 com Síndrome de Down. São alunos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a Secretaria de Educação, todos esses alunos recebem atendimento especializado nas escolas municipais, considerando sempre suas especificidades e necessidades, conforme determina a legislação.

Além da atuação dos docentes regentes das classes comuns e especialistas de Arte e de Educação Física, a rede municipal conta com 89 professores especialistas em Educação Especial, o que permite um trabalho pontual e específico a cada estudante. Os profissionais da gestão escolar e coordenação pedagógica das unidades também atuam nesse sentido. Além disso, todas as unidades contam com salas de recursos direcionadas a esses alunos.

Diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto explica que, no âmbito da pasta, há um trabalho de docentes que atuam na articulação do Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais. “O planejamento da Educação Especial em Limeira envolve diversos profissionais, como diretores, monitores, assistentes sociais, merendeiras e estagiários, além de outros colaboradores”, afirma.

Ela ressalta que, em cada escola, o processo de ensino dos alunos com deficiência é desenvolvido pelo professor de atendimento educacional especializado, que elabora um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), e pelos professores polivalentes e especialistas de Arte e Educação Física. “Isso acontece por meio de um processo de flexibilização curricular, que apresenta um ajuste em relação à metodologia e/ou aos conteúdos curriculares que serão desenvolvidos em sala de aula regular”, observa.

O responsável pela pasta, André Luís De Francesco, destaca que todos os profissionais que participam do processo de planejamento e atuação da Educação Especial passam por formação contínua na Secretaria de Educação junto ao Departamento Pedagógico e à Equipe de Formação. “Somente em 2021 foram mais de 120 horas em cursos, o que vai ao encontro do que determina o prefeito Mario Botion”, enfatiza o secretário.

teste
Sair da versão mobile