Ícone do site Rápido no Ar

Limeira reforça alerta sobre metanol e orienta rede de saúde para possíveis intoxicações

Foto: Divulgação

Diante dos casos de intoxicação por metanol registrados no estado de São Paulo, a Prefeitura de Limeira intensificou ações de fiscalização e emitiu orientações à rede municipal de saúde para identificar e atender possíveis ocorrências relacionadas à substância. A Vigilância Sanitária também atua em campo para ampliar a prevenção.

A Secretaria de Saúde já repassou orientações a todas as unidades da rede pública de Limeira, garantindo que estejam preparadas para realizar atendimento rápido, notificação correta e encaminhamento à Vigilância em Saúde, conforme protocolo vigente. Os casos suspeitos serão notificados como “Intoxicação Exógena” no sistema nacional de agravos (SINAN).

O secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, reforçou que o município atua para acelerar diagnósticos e ampliar a segurança da população:

“Com essas medidas, Limeira busca ampliar a segurança da população, acelerar o diagnóstico e evitar complicações decorrentes da intoxicação.”

A Visa mantém fiscalização permanente em Limeira e, com a preocupação em torno das bebidas adulteradas, intensificou as ações em bares, adegas e outros pontos de venda de bebidas alcoólicas. Até o momento, nenhuma bebida com alteração foi identificada no município, mas as apurações seguem em andamento.

O metanol é uma substância tóxica comumente encontrada em combustíveis e solventes, mas que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas ou de fabricação clandestina. A ingestão pode causar desde sintomas leves até cegueira permanente e morte.”

Veja os sintomas e quando procurar atendimento

A Secretaria de Saúde orienta que qualquer suspeita de ingestão de bebida adulterada seja tratada com urgência. É fundamental informar à equipe médica o tipo de bebida consumida, local de compra e se outras pessoas também beberam o mesmo produto.

Sintomas iniciais (até 6 horas após o consumo):

Sintomas graves (6 a 24 horas após o consumo):

A recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde diante de qualquer sintoma. O tratamento precoce pode salvar vidas e reduzir sequelas graves.

Sair da versão mobile